Estudantes criam produções artísticas em meio ao isolamento social

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO Data de Publicação: 25 jun 2020 18:32 Data de Atualização: 26 jun 2020 14:25

A rotina imposta pelo isolamento social não impediu que a professora de artes e seus estudantes do ensino médio técnico em Química do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro encontrassem uma maneira de continuar os estudos e criar suas intervenções artísticas. Sob a orientação da docente Caroline Weiberg, os alunos das 6ª e 7ª fases realizaram elaboraram uma exposição virtual que integrou o olhar discente, os movimentos históricos e a capacidade de produção artística individual e coletiva em tempos de pandemia.

Os estudantes da sétima fase realizaram propostas alinhadas à arte contemporânea, que por muitas vezes está aliada a questões do cotidiano. A partir do tema “A arte contemporânea em tempos de isolamento”, a turma elaborou obras que retratassem a sua relação com o momento atual. A exposição desses trabalhos está no perfil criado no Instagram “7a_fase_ifsc” (clique e confira).

Já a sexta fase realizou um trabalho integrado entre as unidades curriculares de artes e de português. Enquanto estudavam o livro “A hora da estrela”, de Clarice Lispector, com a professora Daiane Vieira de Matos, também aplicaram elementos da obra aos movimentos de vanguarda modernistas do século XX, tais como surrealismo, impressionismo, dadaísmo, entre outros. O resultado pode ser conferido no perfil também criado no Instagram “6a.fase.ifsc” (clique e confira).

Segundo a professora de artes, um dos maiores desafios encontrados pelos estudantes foi o de trabalhar coletivamente sem que pudessem se encontrar presencialmente e limitados aos materiais que cada um possuía em sua casa. “Em vez de adaptarmos os materiais para chegar à proposta de trabalho, fizemos o contrário: tiveram que adaptar cada proposta à disponibilidade de materiais que cada um tinha em sua residência, pois não era o objetivo fazer com que saíssem às compras em meio à pandemia”, conta Caroline. “Também por isso escolhemos uma plataforma virtual como o Instagram para publicar os trabalhos finais, já que é gratuita e pode ser acessada por qualquer um com o celular”, complementa.

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO ENSINO NEWS