Câmpus Itajaí do IFSC faz campanha para arrecadação de insumos para fabricação de máscaras tipo face shield

CÂMPUS ITAJAÍ Data de Publicação: 28 jun 2020 16:48 Data de Atualização: 28 jun 2020 16:51

O Câmpus Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) irá produzir máscaras face shield que serão doadas para profissionais que atuam no atendimento de pessoas com Covid-19 nos municípios que compõem a Foz do Rio Itajaí. Com os R$ 20 mil disponibilizados através de edital emergencial Covid-19 do IFSC, o Câmpus adquiriu uma máquina de corte a laser e insumos para a fabricação de cerca de 100 máscaras. Para aumentar a produção, o Câmpus e a Coordenação Regional de Proteção e Defesa Civil de Itajaí, que é parceria do IFSC neste projeto, estão organizando uma campanha para arrecadação de insumos. “Com 50 chapas de PET cristal ou de acetato translúcido, por exemplo, poderiam ser produzidas cerca de 900 máscaras. Nós iremos utilizar o modelo disponibilizado pela Ambev em que se utiliza apenas o PET cristal ou o acetato translúcido para a fabricação, o que torna todo o processo mais rápido e barato. Nossa estimativa é que os custos para a fabricação de cada máscara fiquem em torno de R$ 6,50.”

O professor explica que das 100 máscaras que serão produzidas com os recursos já disponíveis parte delas serão doadas para a comunidade externa e a outra parte será utilizada no próprio Câmpus pelos funcionários terceirizados, pelos servidores e pelos estudantes, quando for permitida a volta das atividades presenciais. O levantamento das entidades que receberão os equipamentos está sendo feito pela Coordenação Regional de Proteção e Defesa Civil de Itajaí, que já identificou demanda de uso das máscaras por parte do Corpo de Bombeiros de Itajaí.

Quem quiser contribuir com a campanha, deve encaminhar e-mail para ulisses.caetano@ifsc.edu.br, ligar ou enviar mensagem pelo whats para o número (47) 99744-8322.

Instituições de ensino trabalham em parceria com a Defesa Civil

Desde 2018, cinco instituições superiores de ensino que atuam na região da Foz do Rio Itajaí, dentre elas o IFSC, integram a Rede de Pesquisa e Estudo sobre Riscos e Desastres na Foz do Rio Itajaí (Repedfri), coordenada pela Coordenação Regional de Proteção e que tem como objetivo a realização de projetos de pesquisa, extensão, eventos e serviços para produção científica de trabalhos sobre riscos e desastres para gerar e difundir informações úteis para a sociedade. Durante esse período de pandemia, o Câmpus Itajaí do Itajaí tem atuado junto à Coordenação Regional de Proteção de Defesa Civil por meio do Centro Integrado de Gerenciamento e Desastres de Itajaí (Cigerd).

CÂMPUS ITAJAÍ