Pular para o conteúdo

Notícias

Câmpus Joinville se destaca em resultado do Enem

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 02 jul 2020 13:55 Data de Atualização: 02 jul 2020 14:08

O ótimo desempenho dos estudantes do Câmpus Joinville no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado assegurou ao IFSC a melhor posição entre as escolas públicas de Joinville. Em 2019, os 95 estudantes que participaram do Enem obtiveram média de 602.12 nas provas objetivas e 699.79 pontos na redação, totalizando uma média geral de 621.65 pontos.

No ranking estadual das escolas públicas, o Câmpus Joinville ficou em quarto lugar, atrás de outros câmpus da própria rede federal. Considerando também as escolas privadas, o Câmpus Joinville ficou depois de seis escolas particulares no município e entre as 50 mais bem colocadas de Santa Catarina, em 44º lugar, sem a nota da redação, e em 48º, contando a redação.

O levantamento foi divulgado pela Plataforma Evolucional, no dia 26 de junho, com base nos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC). A tabulação dos dados do Enem 2019 incluiu uma lista de 19.598 escolas públicas e privadas, com, no mínimo, dez alunos concluintes do ensino médio participantes do Enem.

Embora o objetivo do IFSC não seja a preparação para o Enem, a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Joinville, Dayane Clock Luiz, ressalta que o resultado mostra que é possível um ensino público e de qualidade. “Desenvolvemos de forma integrada atividades que envolvem a sala de aula, laboratórios, estágios, projetos de pesquisa, extensão e atividades culturais e esportivas”, explica.

Em Joinville, o IFSC tem dois cursos técnicos integrados, Eletroeletrônica e Mecânica, com duração de oito semestres. “O ensino integrado tem como proposta superar a dualidade entre a formação específica e a formação geral, de forma a deslocar o foco de seus objetivos do mercado de trabalho para o ser humano, tendo como dimensões indissociáveis o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia”, destaca professora Dayane.

Além dos cursos técnicos integrados, que incluem a formação técnica e as disciplinas do ensino médio, o Câmpus Joinville oferta cursos técnicos concomitantes em Eletroeletrônica, Mecânica e Teatro, técnico subsequente em Enfermagem, pós-técnico em Saúde do Idoso, superior de tecnologia em Gestão Hospitalar, superiores de bacharelado em Enfermagem, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica e de qualificação profissional. Todos os cursos são gratuitos.

Confira o desempenho do Câmpus Joinville no Enem 2019:

Porte da escola: maior que 90 alunos

Número de participantes: 95

Ciências Humanas: 585.16

Ciências da Natureza: 559.15

Linguagens: 588.01

Matemática: 676.15

Média: 602.12

Redação: 699.79

Média com Redação: 621.65

 

CÂMPUS JOINVILLE INSTITUCIONAL