Pular para o conteúdo

Notícias

Estudantes do Câmpus Canoinhas se destacam no Enem 2019

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 02 jul 2020 18:05 Data de Atualização: 02 jul 2020 18:18

Os 55 estudantes do Câmpus Canoinhas que realizaram o Enem no ano passado tiveram um ótimo desempenho nas provas objetivas e na redação e garantiram ao IFSC o primeiro lugar entre as escolas públicas de todos os dez municípios da região do Planalto Norte catarinense. Contando as escolas particulares, o Câmpus Canoinhas do IFSC ficou atrás apenas de uma escola privada de Mafra e outra de Porto União. O levantamento foi divulgado pela Plataforma Evolucional, no dia 26 de junho, com base nos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

A pontuação média dos concluintes dos cursos técnicos integrados em Alimentos e Edificações foi de 566.11 pontos (648.36 na redação, 565.37 em matemática, 555.95 em linguagens, 542.99 em ciências humanas e 517.87 em ciências da natureza). A tabulação dos dados do Enem 2019 incluiu uma lista de 19.598 escolas públicas e privadas, com, no mínimo, dez alunos concluintes do ensino médio participantes das provas.

Embora o objetivo do IFSC não seja a preparação para o Enem, o diretor do Câmpus Canoinhas, Joel José de Souza, comenta que o resultado dos cursos técnicos integrados dos institutos federais demonstra que esta modalidade de ensino é viável. “Mesmo não direcionando a formação de nossos estudantes para prestarem estas provas, eles apresentam um ótimo desempenho”, avalia.

O ensino médio técnico é uma modalidade nova para o Câmpus Canoinhas, que deu início aos cursos técnicos integrados, que incluem a formação técnica e as disciplinas do ensino médio, em 2016. No ano passado, foram as segundas turmas de concluintes de Alimentos e Edificações que fizeram o Enem.

Para professor Joel, o mais importante do ensino médio técnico é a formação integral dos alunos. “É fundamental para a construção de uma sociedade mais qualificada, frente à diversidade sociocultural que forma a realidade concreta. E permite a formação de cidadãos mais qualificados não só tecnicamente, mas também socialmente”, enfatiza.

CÂMPUS CANOINHAS INSTITUCIONAL

Nó: liferay-ce-prod03