Câmpus Canoinhas realiza eventos virtuais abertos à comunidade sobre produção agropecuária e ciência dos alimentos

EVENTOS Data de Publicação: 06 jul 2020 14:02 Data de Atualização: 06 jul 2020 15:14

Tem interesse em conhecer ou saber mais sobre vinhos, produção agropecuária em diferentes regiões do país ou sobre as inúmeras possibilidades da ciência dos alimentos? Aproveite a programação virtual que o Câmpus Canoinhas tem nesta semana para conversar sobre experiências acadêmicas e profissionais em diferentes áreas e, ainda, conhecer os cursos ofertados pelo IFSC em Canoinhas. Todos os eventos são abertos a estudantes, profissionais e comunidade externa.

Na quarta-feira (8), às 14h30, o Grupo de Fruticultura realiza a palestra on-line Mitos e verdades sobre vinhos e espumantes. A intenção é sanar diversas dúvidas sobre o mundo dos vinhos, como tipos de vinhos, qualidade, preços, maturação, armazenagem e como servir. A conversa com o professor Douglas Wurz será transmitida pelo link bit.ly/MitosDoVinho e não há necessidade de inscrição prévia.

Já de 7 a 10 de julho, sempre às 19h, o curso de Agronomia dá sequência a uma série de palestras sobre o setor agropecuário, com profissionais que atuam em diversas regiões do Brasil, como no Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais, por exemplo. A programação começou na semana passada e teve boa repercussão entre os participantes, que também são de todo país. Até agora, são 173 inscritos, de Santa Catarina (77), Rio Grande do Sul (36), Paraná (16), Mato Grosso (11), Acre (9) e Pará (7).

Nesta semana, os pesquisadores vão falar sobre atividade arrozeira, sistemas integrados de produção agropecuária, agricultura irrigada e sobre os desafios da produção na Amazônia. Confira toda programação abaixo. Para participar, é preciso fazer a inscrição pelo link bit.ly/WebinarioAgronomia.

Nos dias 7, 8 e 9, o eixo tecnológico de produção alimentícia do Câmpus Canoinhas realiza as últimas “lives” do ciclo de palestras sobre Ciência e Tecnologia de Alimentos, que começou no dia 24 de junho. Nesta semana, além das palestras programadas, também acontecerão as palestras transferidas da semana passada, por causa dos efeitos do ciclone que atingiu o estado.

O objetivo é aproveitar as plataformas digitais e os meios de comunicação para compartilhar conhecimento sobre ciência e tecnologia de alimentos, a partir de relatos de egressos do curso superior de tecnologia em Alimentos do Câmpus Canoinhas, sobre suas trajetórias acadêmicas e experiências profissionais. Abaixo, a programação completa e os links para inscrição.

Palestra do Grupo de Fruticultura

8 de julho, 14h30 - Mitos e verdades sobre vinhos e espumantes

Douglas Wurz – IFSC Câmpus Canoinhas

Link de acesso: bit.ly/MitosDoVinho

Webinários de Agronomia

Link para inscrição: bit.ly/WebinarioAgronomia

7 de julho, 19h - Benefícios e desafios para promover renda e sustentabilidade da atividade arrozeira com a integração lavoura-pecuária (ILP)

Júlio Kuhn da Trindade – Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga)

8 de julho, 19h - Sistemas integrados de produção agropecuária

Bruno Carneiro e Pedreira – Embrapa Agrossilvipastoril

9 de julho, 19h - Agricultura irrigada: a evolução tecnológica para sustentabilidade

Luan Peroni Venancio – pós-doutorando na Universidade Federal de Viçosa (UFV)

10 de julho, 19h – Sistemas de produção agrícola na Amazônia Ocidental: desafios e potencialidades

Leandro Roberto da Cruz – Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Ciclo de Palestras Alimentos em Foco

7 de julho, 19h30 - O emprego de processos biotecnológicos na indústria de alimentos

João Victor Tischler Nizer – egresso do IFSC e mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UEPG)

Mariane Daniele Muhoz – egressa do IFSC e mestranda em Ciência de Alimentos (Unicamp)

Inscrições: https://bit.ly/2NC5GQ2

8 de julho, 19h30 - O tecnólogo em alimentos e os produtos apícolas: um relacionamento promissor!

Thiago Portela – egresso do IFSC, tecnólogo em gastronomia e químico

Inscrições: https://bit.ly/2ZlqnVX

9 de julho, 19h - Foco e resiliência na vida dos estudantes da área de alimentos e Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de alimentos: atualidades e perspectivas

Pâmela Malavolta Pignatari – formanda em Química de Alimentos (UFPel)