O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

[Podcast] Tudo sobre o ciclone bomba que atingiu SC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 16 jul 2020 21:27 Data de Atualização: 16 jul 2020 21:34
Rajadas de vento que ultrapassaram 130 km por hora, chuva forte, ressacas com ondas violentas no litoral. Tudo isso em poucas horas. O resultado: 135 municípios de Santa Catarina atingidos, 10 mortes e muita destruição de casas e edifícios. Assim, foi a passagem do ciclone bomba que atingiu o Estado.

A Celesc, empresa que distribui energia elétrica em Santa Catarina, informou que 1 milhão e meio de unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica, metade do estado. Em alguns locais, a energia foi reestabelecida apenas 36 horas depois da passagem do ciclone. A empresa classificou como o maior dano à rede elétrica da história catarinense.

Mas os ciclones extra-tropicais são até comuns pelo estado. Este, porém, apresentou intensidade muito maior e também características que fizeram os especialistas classificarem o fenômeno com um ciclone bomba. Quem vai falar pra gente quais características são essas e também explicar sobre esse fenômeno e a comparação dele com outros é o professor Daniel Sampaio Calearo, do Câmpus Florianópolis do IFSC.

Confira o podcast completo:



Você também pode acompanhar o Ciência para seus Ouvidos nas principais plataformas de podcast (SpotifyGoogle PodcastsApple PodcastsAnchorBreakerCastboxOvercastPocket Casts e RadioPublic).

Produção: Rafael Xavier e Felipe Silva
Apresentação: Rafael Xavier
Edição: Rafael Xavier

O "Ciência para seus ouvidos" é uma produção da Diretoria de Comunicação do Instituto Federal de Santa Catarina. O objetivo deste podcast é tratar de ciência e divulgação científica abordando assuntos do cotidiano num bate papo com especialistas de diversas áreas.
 
INSTITUCIONAL NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.