O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

[Podcast] Impressão 3D: usos e possibilidades

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 23 jul 2020 11:47 Data de Atualização: 23 jul 2020 11:58
Recriar a voz de uma múmia de 3 mil anos está longe de ser a principal função de uma impressora 3D, mas foi o que cientistas britânicos fizeram em janeiro deste ano. Porém, a experiência certamente induz a crer que as possibilidades dessa tecnologia são muitas e para diversas áreas do conhecimento, que vão desde o bife vegano impresso até casas construídas inteiramente com a tecnologia dos moldes em impressora 3D.

Desde os anos 80 as impressoras 3D fazem parte de cadeias produtivas. Porém, com o barateamento das peças e o compartilhamento de conteúdo na internet ela foi se popularizando e hoje já possível ter um modelo residencial de custo acessível. O Ciência para os seus ouvidos recebe hoje o professor Guilherme de Santana Weizenmann, do Câmpus Chapecó do IFSC. O professor Guilherme é Graduado em Tecnologia em Mecatrônica Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (2011). Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde atuou e se especializou na área de Robótica e Automação da Soldagem, atualmente desenvolve projetos de pesquisa voltados a tecnologias assistivas e automação industrial.

Na segunda parte do episódio, a gente conversa com a acadêmica de Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Chapecó, Eloísa Barichello Hertz, que usa a tecnologia em sua empresa júnior.

Confira o podcast completo:



Produção: Rafael Xavier e Felipe Silva
Apresentação e edição: Rafael Xavier

Você também pode acompanhar o Ciência para seus Ouvidos nas principais plataformas de podcast (SpotifyGoogle PodcastsApple PodcastsAnchorBreakerCastboxOvercastPocket Casts e RadioPublic).

O "Ciência para seus ouvidos" é uma produção da Diretoria de Comunicação do Instituto Federal de Santa Catarina. O objetivo deste podcast é tratar de ciência e divulgação científica abordando assuntos do cotidiano num bate papo com especialistas de diversas áreas.

*Narração inicial: Canal Olhar Digital
 
INSTITUCIONAL NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.