O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Cineclube Ó Lhó Lhó promove o Seminário Brasileiro de Cineclubismo

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 08 jul 2020 10:43 Data de Atualização: 08 jul 2020 10:55

O Cineclube Ó Lhó Lhó, projeto do Câmpus Florianópolis, promove o Seminário Brasileiro de Cineclubismo, em encontros quinzenais pela plataforma Google Meet a partir desta sexta, dia 10 de julho, às 19h. A ideia é a criação de um espaço virtual de discussão de temas que dizem respeito às atividades comunitárias com meios audiovisuais: cineclubes, coletivos de produção, grupos de hackers e todos que se interessem pelo assunto.

Para participar, é preciso fazer inscrição prévia, por meio deste formulário on-line.

A primeira série de debates será apresentada por Felipe Macedo, militante cineclubista com décadas de experiência na área e fundador de diversos cineclubes bastante conhecidos como Bixiga, Oscarito, Elétrico e Latino-Americano, entre outros. Macedo também foi dirigente de associações cineclubistas em âmbito estadual, nacional e internacional, entre os anos de 1972 e 2015. Nos últimos dez anos, tem se dedicado a uma pesquisa mais sistemática sobre o cineclubismo, sob diferentes aspectos, e atualmente está terminando um doutorado na Universidade de Montreal, no Canadá, com a tese "O cineclube ou o público do cinema e do audiovisual e suas instituições: teoria, história, futuro". Também mantém um blog sobre cineclubismo, o Cineclube: apontamentos

O tema deste primeiro encontro será O público: passado, presente e futuro. A reunião será aberta com a apresentação dos aspectos históricos da formação do público moderno, que surge com o cinema, seguida de um quadro da situação atual, seja pela dimensão e extensão do público de cinema e dos principais espaços virtuais, ou pelas diversas formas de influência da pandemia, que fechou boa parte dos cinemas em todo o mundo e acelerou o consumo individualizado de filmes e informação. Finalmente, serão discutidas diferentes perspectivas para o trabalho dos cineclubes – e outras organizações comunitárias – em tempos de técnicas e ferramentas audiovisuais e telas de todos os tamanhos para todos os públicos. A apresentação terá cerca de uma hora; perguntas, comentários e o debate ocuparão o tempo restante até um máximo de três horas de duração total. O evento será moderado; perguntas podem ser encaminhadas por escrito durante toda a apresentação e diretamente, mediante inscrição junto ao moderador, durante o debate.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS EVENTOS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.