Câmpus Canoinhas e São Carlos realizam ciclo de palestras virtuais sobre araucária e erva-mate

EVENTOS Data de Publicação: 27 jul 2020 13:54 Data de Atualização: 27 jul 2020 16:41

Chimarrão e pinhão fazem uma combinação tão perfeita quanto a harmoniosa relação de suas árvores produtoras, a erva-mate e a araucária, nas florestas nativas da região Sul do Brasil. Com o objetivo de divulgar os resultados de pesquisas sobre as duas espécies e seus produtos, os câmpus Canoinhas e São Carlos se uniram para a realização do Webnário da Araucária e Erva-mate, de 28 de julho a 11 de agosto.

Serão cinco palestras on-line gratuitas, todas às 19h, destinadas a alunos de cursos da área agropecuária, servidores do IFSC, produtores, técnicos e interessados. Para participar, é preciso fazer inscrição pelo link bit.ly/WebnárioAraucáriaInscrições. Haverá certificado aos participantes.

Nesta terça-feira (28), a palestra "Agora, plantar Pinheiro faz bem para o bolso e a natureza agradece", com o professor titular sênior da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Flávio Zanette, vai abrir a programação. Reconhecido como um dos maiores pesquisadores de araucárias do país, professor Zanette diz ter como missão fazer o pinheiro valer muito mais em pé que deitado, numa referência à necessidade de estimular a produção precoce de pinhão. Ele foi o palestrante da aula magna do curso de Agronomia, no Câmpus Canoinhas, em março do ano passado.

Nas próximas palestras, o foco do webnário muda para a erva-mate. Ainda nesta semana, na quinta (30), "Melhoramento e silvicultura clonal de erva-mate" é o título da palestra com o engenheiro florestal Ivar Wendling, pesquisador da Embrapa Florestas. No dia 4, o engenheiro florestal Delmar Santin aborda o tema "Manejo de colheita e poda na cultura da erva-mate" e, no dia 6, o professor Antônio Carlos Vargas Motta, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), fala sobre "Elementos potenciais tóxicos e nutrientes na erva mate".

No dia 11 de agosto, no encerramento da programação, o pinhão e a erva-mate recebem a atenção máxima do ciclo de palestras virtuais. O tema "Valor nutricional e composição química do pinhão e da erva-mate" será tratado pela pesquisadora da Embrapa Florestas, Cristiane Vieira Helm, que tem graduação em Química Industrial e mestrado e doutorado em Ciência de Alimentos.

Programação

Dia 28/07 - 19h: Agora, plantar Pinheiro faz bem para o bolso e a natureza agradece

Palestrante: Prof. Dr. Flávio Zanette (UFPR)

Dia 30/07 - 19h: Melhoramento e silvicultura clonal de erva-mate