Câmpus Criciúma: orientações sobre o andamento do ano letivo

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 28 jul 2020 09:21 Data de Atualização: 28 jul 2020 09:27

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com atividades presenciais suspensas até o dia 31 de dezembro de 2020, decisão que foi tomada pelo Conselho Superior (Consup) da instituição. Isso significa que as aulas presenciais do IFSC serão retomadas somente em 2021.

Para esclarecer algumas dúvidas dos nossos estudantes, a direção-geral do Câmpus Criciúma do IFSC traz algumas informações importantes sobre o restante do ano letivo de 2020.

Sobre o semestre 2020/1

1. O semestre 2020/1 será finalizado por meio de atividades não-presenciais (ANP)

2. Disciplinas em andamento (do semestre 2020/1) com carga horária prática e que não puderem ser desenvolvidas por meio de ANPs serão ou permanecerão suspensas. Estas disciplinas serão concluídas apenas no retorno das atividades presenciais, ou seja, pela decisão atual, apenas em 2021. As estratégias para a conclusão posterior destas disciplinas ainda serão definidas.

3. Os alunos que acompanharam as aulas do semestre 2020/1 por meio das ANPs, porém não obtiveram êxito, podem fazer contato com os professores e/ou coordenadores de curso a partir de 03/08 e solicitar novos atendimentos online e/ou novas oportunidades de recuperação das avaliações realizadas e/ou novos prazos para entregas de trabalho.

4. Os alunos que, por limitações diversas ou por opção, não acompanharam as ANPs e aguardam o retorno presencial para voltar à disciplina/curso, podem solicitar o trancamento da matrícula encaminhando e-mail para a Coordenadoria de Registro Acadêmico (registroacademico.cri@ifsc.edu.br) com cópia para a coordenação de curso. Este trancamento não será contabilizado dentro do limite de períodos letivos previstos no Regulamento Didático Pedagógico do IFSC (dois períodos letivos para os cursos técnicos e quatro períodos letivos para os cursos superiores). No retorno presencial, buscaremos ofertar vagas extras em algumas disciplinas para atender esta demanda. Para os cursos integrados, esta situação não se aplica, cabendo apenas o que consta no item 3.

Sobre o semestre 2020/2

5. A virada do semestre 2020/1 para o semestre 2020/2 ocorrerá no decorrer do próximo semestre civil, em data ainda a ser definida. O Câmpus Criciúma deve aprovar o seu novo calendário acadêmico até o dia 31 de agosto.

6. O semestre 2020/2 será trabalhado integralmente por meio de ANPs. Deste modo, serão ofertadas apenas as disciplinas que puderem ser iniciadas e concluídas por meio desta metodologia. Sendo assim, para as turmas com matrículas semestrais, poderá haver mudanças na grade de oferta da fase, adiantando disciplinas de outras fases que podem ser trabalhadas em ANPs, como forma de substituir outras que possuem carga horária prática e poderão ser ofertadas somente no retorno presencial. Caso seja necessário, o Colegiado de Curso e/ou o Colegiado do Câmpus encaminhará a quebra de pré-requisitos.

7. Ainda estamos trabalhando nos horários e na definição das ofertas do próximo semestre. Assim que o horário for concluído, divulgaremos.

Datas importantes

13 a 24 de julho: Férias docentes e discentes;
27 a 31 de julho: Semana de planejamento institucional. Não haverá aulas.
03 de agosto: retorno das atividades não-presenciais (ANPs)

Cursos Técnicos Integrados
Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio (Química, Edificações e Mecatrônica), por serem cursos anuais, no dia 03/08 haverá o retorno das aulas, por meio de ANPs, continuando de onde pararam em 10/07. As disciplinas ofertadas seguem com as ofertas previstas no seu ano letivo. Evidentemente, conforme já mencionado, as atividades práticas estão igualmente suspensas até o retorno presencial.

Cursos Superiores
Para os cursos superiores (Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica e Licenciatura em Química), em 03/08 retornamos com as ANPs para dar continuidade ao semestre 2020/1, exceto para as disciplinas que já estão suspensas, para as quais se aplica o que está colocado no item 2. A data para finalização do semestre 2020/1 ainda está em aberto.

Curso Técnico Concomitante
Para o curso técnico concomitante em Meio Ambiente, em 03/08 retornamos com as ANPs para dar continuidade ao semestre 2020/1, exceto para as disciplinas que já estão suspensas, para as quais se aplica o que está colocado no item 2. A data para finalização do semestre 2020/1 ainda está em aberto.

Cursos Técnicos Subsequentes
Nossos dois cursos técnicos subsequentes (Edificações e Eletrotécnica) estão com os seus calendários suspensos desde o dia 18 de maio. No entanto, as atividades destes cursos serão retomadas em agosto.

O horário das aulas permanece o mesmo, ou seja, o horário divulgado no início do ano letivo e disponível na página do câmpus.

Algumas disciplinas, em razão da sua carga horária prática, continuarão suspensas. A coordenação de curso divulgará em breve as disciplinas que serão retomadas.

Eletrotécnica: As aulas por meio de ANPs serão retomadas em 03/08.

Edificações: As aulas por meio de ANPs serão retomadas em 10/08.

Em caso de dúvidas, faça contato com a coordenação do seu curso:
• Técnico em Edificações: edificacoes.tec.cri@ifsc.edu.br
• Técnico em Mecatrônica: mecatronica.tec.cri@ifsc.edu.br