Adoecimento na escola é tema de livro de alunos do Câmpus Tubarão

CÂMPUS TUBARÃO Data de Publicação: 28 jul 2020 10:38 Data de Atualização: 06 out 2020 15:18

Problemática agravada com a sobrecarga de trabalho e os desafios impostos pelas medidas de distanciamento social, o adoecimento na escola é tema de um livro que será lançado nesta quinta-feira (30). Reflexão promovida pelos estudantes do curso de especialização em Gestão Escolar do Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o e-book “Prevenindo o adoecimento na escola em tempos de pandemia: reflexões e possibilidades” terá lançamento virtual na página do Câmpus no Facebook, a partir das 19h.

O livro é resultado da dedicação dos estudantes da primeira turma de especialização em Gestão Escolar do Câmpus Tubarão, em grande parte formada por professores e gestores de escolas da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). Os artigos, que refletem sobre as angústias e atividades práticas vivenciadas dentro do ambiente escolar no contexto da pandemia, foram escritos pelos alunos do curso na disciplina de Relações Interpessoais e Liderança.

“Os textos ficaram tão bons, que tivemos a ideia de expandir essa experiência de escrita para um e-book e assim colaborar com outros colegas professores. O livro se destina a professores e gestores escolares, já que trabalha com a temática da prevenção do fenômeno do adoecimento na escola, tema ainda mais relevante no atual contexto de isolamento social”, explica a professora Cláudia do Nascimento Paz, orientadora do projeto.

Os artigos tratam de temas como a Síndrome de Burnout, distúrbio relacionado ao esgotamento físico e mental em função da atividade profissional, a importância dos fatores emocionais, o fenômeno do adoecimento na escola e estratégias para enfrentar este problema. Há também reflexões sobre atividades possíveis de serem realizadas com profissionais da educação, além de dicas de sites e aplicativos.

“As reflexões abordam assuntos correntes e preocupantes nas instituições de ensino, que por uma questão do destino foram ressaltadas pela atual situação de pandemia e de isolamento social. A saúde mental e física dos educadores e estudantes nunca esteve tanto em foco”, destaca no prefácio o professor Henri Belan, diretor-geral do Câmpus Tubarão.

O lançamento do livro nesta quinta-feira (30), às 19h, no Facebook do Câmpus Tubarão, contará com a participação dos autores do livro, da orientadora do projeto, da direção do Câmpus e também da professora e ex-diretora do campus Tubarão, Consuelo Sielski.

Clique aqui para ler o e-book.

CÂMPUS TUBARÃO EVENTOS EXTENSÃO