Ebook reúne quadrinhos sobre Física desenvolvidos em projeto de pesquisa do IFSC

PESQUISA Data de Publicação: 10 ago 2020 10:26 Data de Atualização: 10 ago 2020 10:55

Quadrinhos inspirados em temas científicos criados para o projeto de pesquisa "Ciência Animada", desenvolvido em 2018 no Câmpus São José, foram reunidos em um ebook que está disponível na Wiki do câmpus. Organizado pelo professor de física Vinícius Jacques e com ilustrações do estudante Lucas Hass, o livro online traz 35 páginas de cartuns e tirinhas que podem ser usadas no ensino de física.

O projeto foi apoiado por edital interno de pesquisa do câmpus e durou de maio a novembro de 2018. Como lembram os autores na apresentação do ebook, a adoção de quadrinhos como recurso pedagógico é incentivada nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

“Sua utilização é versátil, podendo ocorrer em diferentes situações, como introduzir ou aprofundar um tema, fomentar debates sobre conteúdos ou situações representadas e até mesmo como um instrumento de avaliação. Esta ferramenta didática une o aprendizado com o lúdico, além de investir na percepção visual, imprescindível para muitos alunos”, dizem os autores. Eles acrescentam que a familiaridade dos estudantes com a linguagem dos quadrinhos ajuda a tornar as aulas mais dinâmicas e motivadoras.

Como a equipe do projeto era formada na maioria por professores de Física, a maior parte das ilustrações criadas tratou dessa ciência e, no ebook, foram selecionadas exclusivamente as tirinhas e cartuns relacionadas com essa área do conhecimento. As ideias de temas eram definidas em conjunto pela equipe. “Como compartilhávamos o mesmo ambiente de trabalho, chegou um momento em que enquanto conversávamos, falávamos: Isso dá uma tirinha!”, lembra o professor Vinícius Jacques, que coordenou o projeto de pesquisa.

Ao longo do livro, são apresentados cartuns e tirinhas sem que haja uma interpretação ou explicação sobre eles. Isso porque os autores entendem que “a leitura e significação de muitos quadrinhos não pode ser dada como algo objetivo e simplista, uma vez que os sentidos produzidos envolvem um processo complexo, dos quais além do sujeito, fazem parte a situação imediata e o contexto sociocultural. Desta forma, a sugestão aos leitores é que exercitem a imaginação – atributo fundamental no ensino de Física”. Ao final do livro, há um índice remissivo que explicita as noções conceituais e personagens da Ciência que foram apresentados em cada quadrinho.

A licença para uso do ebook e dos quadrinhos é permite que outros utilizem o material, desde que atribuam os créditos. “Pensamos nisso para ampliar o uso do material por diferentes professores e autores de livros didáticos, por exemplo”, explica Vinícius.

Confira o ebook na Wiki do Câmpus São José.

PESQUISA CÂMPUS SÃO JOSÉ