O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Professora de Enfermagem publica trabalhos sobre prevenção de Covid-19 em instituições de longa permanência de idosos

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 29 jul 2020 14:59 Data de Atualização: 29 jul 2020 19:33

Principal grupo de risco da Covid-19, os idosos vivem realidades diferentes e precisam de atenção diferenciada no enfrentamento da pandemia. No livro digital Enfermagem gerontológica no cuidado ao idoso em tempos da Covid-19, a professora de Enfermagem do Câmpus Joinville, Josiane Steil Siewert, publicou dois trabalhos direcionados à atuação de enfermeiros nas instituições de longa permanência de idosos (ILPI). O e-book faz parte da série Enfermagem e Pandemia, editada pelo Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica, da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).

Os artigos “Prevenção e controle de infecções por coronavírus em instituições de longa permanência para idosos” e “Equipamentos de proteção individual em instituições de longa permanência para idosos durante a pandemia Covid-19” foram escritos pelo grupo de estudo formado por professora Josiane e pelos enfermeiros Tânia Maria de Oliva Menezes, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Romulo Delvalle, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), e Ana Maria Ribeiro dos Santos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Todos fazem parte do Departamento de Enfermagem Gerontológica.

“A ideia de criar esse e-book nasceu a partir da necessidade de consolidar evidências científicas durante a pandemia para que os enfermeiros pudessem acessar, de forma rápida, materiais para auxiliar no processo de tomada de decisões no cuidado a idosos em diversos contextos, especialmente neste período”, conta a pesquisadora.

Segundo Josiane, impedir a disseminação da Covid-19 nas ILPI é uma prioridade e devem ser tomadas medidas rigorosas para garantir isso. “O cuidado de enfermagem planejado para idosos que vivem em instituições abrange desde a porta de entrada a instituição, durante a sua permanência, até a saída de todos os profissionais envolvidos no cuidado, para evitar a propagação do vírus e manifestação da doença nos residentes”, explica.

Professora dos cursos técnico e superior em Enfermagem e da especialização técnica em Saúde do Idoso, no Câmpus Joinville, Josiane ressalta a importância da discussão teórico-prática sobre os locais de cuidado aos idosos, até então realizada em sala de aula, aproveitar as tecnologias existentes para chegar aos profissionais da enfermagem que atuam na área e, também, aos gestores e demais trabalhadores das ILPI.

Clique aqui para acessar o livro digital.

Saúde do Idoso

Ofertado pelo Câmpus Joinville desde 2016, o curso pós-técnico em Saúde do Idoso é uma especialização para quem já tem o curso técnico em Enfermagem. O curso surgiu mediante a demanda de cuidados com a população de idosos que vem aumentando no Brasil. O profissional formado nesta área pode atender o idoso na comunidade, em instituições de longa permanência, hospitais, serviços de urgência e emergência, empresas de assistência domiciliar e outras instituições de saúde.

O especialista em saúde do idoso é o profissional integrante da equipe multidisciplinar que desenvolve ações com pessoas da terceira idade, como ações de promoção da saúde, inclusão, prevenção de incapacidades, manutenção da capacidade funcional da pessoa idosa e reabilitação referenciada nas necessidades de saúde, individual e coletiva determinados pelo processo saúde-doença.

Entre os objetivos do curso, estão instrumentalizar os técnicos de enfermagem a prestarem cuidados às pessoas idosas e suprir as atuais e futuras demandas do mercado de trabalho em saúde – subárea Enfermagem, buscando a melhoria da qualidade da assistência nos serviços de saúde público e privado, voltados ao atendimento do idoso.

CÂMPUS JOINVILLE PESQUISA NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.