Atividades não presenciais para alunos do Câmpus Canoinhas retornam dia 10

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 05 ago 2020 10:33 Data de Atualização: 06 out 2020 12:17

No dia 10 de agosto, os estudantes do Câmpus Canoinhas devem retomar o acesso ao Sigaa para reinício das atividades não presenciais (ANP) referentes ao semestre 2020.1. A retomada das atividades vale para todos os cursos técnicos e superiores.

Com a suspensão das aulas presenciais no IFSC por causa da pandemia de Covid-19, a partir de 16 de março, o Câmpus Canoinhas passou a ofertar as aulas por meio de ANPs, dentro do que regulamenta o Conselho Nacional de Educação (CNE), além do trabalho remoto dos setores administrativos. As atividades presenciais no IFSC estão suspensas até 31 de dezembro.

O reinício das ANPs acontece após o período de férias acadêmicas, mantidas pelo IFSC mesmo sem a conclusão do semestre letivo 2020.1, e Semana Pedagógica unificada para todos os câmpus do IFSC.

Na programação virtual, conduzida pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead), foram discutidos temas como docência em atividades não presenciais, com orientações para promover um ensino de qualidade; atividades não presenciais em ambientes institucionais (Moodle e Sigaa); compartilhamento de práticas de ANPs, como uso de podcast para o ensino de geografia, materiais didáticos e softwares para a aprendizagem de matemática, e uso da mesa digitalizadora como recurso de escrita; produção de podcast; e debate sobre o que ensinar e o que avaliar remotamente na educação profissional e tecnológica.

Censo

No reinício das atividades letivas, os estudantes do Câmpus Canoinhas têm um compromisso a mais: responder ao Censo Escolar IFSC na Covid-19, que a instituição está realizando para conhecer em detalhes as necessidades de inclusão digital, assistência estudantil, saúde mental, alimentação e arranjo familiar, entre outros aspectos relacionados ao bem estar e ao processo de ensino-aprendizagem no contexto de pandemia.

Na primeira fase da pesquisa, foi disponibilizado um questionário para autorresposta que pode ser respondido até 28 de agosto por alunos e servidores. Clique aqui para acessar e responder o questionário proposto aos estudantes. O acesso deve ser feito com o número do CPF (sem pontos ou traços).

Na segunda fase do censo, equipes compostas por estudantes e servidores orientadores aplicarão o questionário por meio de chamadas telefônicas. Haverá ainda uma terceira fase do censo em que as equipes multiprofissionais, ligadas às coordenadorias pedagógicas e às coordenadorias de cursos, realizarão um esforço final para localizar quem ainda não respondeu.

Reavaliação das atividades

Vale destacar que, no Câmpus Canoinhas, as ANPs estavam suspensas desde 1º de junho, por conta da necessidade de reavaliar as atividades não presenciais. Inicialmente, foram duas semanas de parada pedagógica, em que os servidores analisaram os resultados obtidos até então nos diferentes cursos com as atividades não presenciais.

Como os coordenadores dos cursos apontaram a baixa adesão dos estudantes às ANPs, seja pela falta de acesso a computador, celular ou internet, seja por problemas emocionais, familiares ou financeiros, o calendário acadêmico foi suspenso temporariamente até o início das férias de julho.

Levando em conta a participação dos estudantes nas ANPs, a efetividade do aprendizado e a disponibilidade de conteúdo teórico nas unidades, apenas dois módulos do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e a especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável conseguiram retomar as atividades no dia 1º de julho, até o início das férias.

Desde a parada pedagógica, professores e técnico-administrativos ligados ao Departamento de Ensino vêm trabalhando na reorganização das ANPs para atender o máximo possível do conteúdo proposto nos projetos pedagógicos dos cursos (PPC), sem prejudicar a qualidade do processo ensino-aprendizado, além de prosseguir com os projetos de pesquisa e extensão. Também foram criadas comissões de trabalho para discutir diretrizes para os trabalhos impressos, ambiente virtual de aprendizagem (AVA), aproximação da escola com a comunidade, práticas pedagógicas nas ANPs e cenários de retorno seguro às aulas presenciais.

Em outra frente, o Câmpus Canoinhas também está fazendo busca ativa dos alunos que nunca acessaram ou desistiram das plataformas digitais para acesso às aulas remotas, além de avaliar como os estudantes participantes estão encarando este novo modo de aula.

Contatos

Em caso de dúvidas, os estudantes devem entrar em contato com seus professores e coordenadores de curso, priorizando o acesso pelo Sigaa ou pelo correio eletrônico.

Coordenadores de curso:

Técnico Integrado em Alimentos: Luiz Paulo de Lima - alimentos.tec.can@ifsc.edu.br

Técnico Integrado em Edificações: Luciana Cristina da Costa - edificacoes.tec.can@ifsc.edu.br

Técnico Proeja em Agroecologia: Cícero Santiago de Oliveira - cicero.santiago@ifsc.edu.br

Técnico Concomitante em Agroecologia: João Paulo Paes - agroecologia.tec.can@ifsc.edu.br

Técnico Concomitante em Edificações: Luciana Cristina da Costa - edificacoes.tec.can@ifsc.edu.br

Técnico Concomitante em Manutenção e Suporte em Informática: Glaucio Luis Wachinski - glaucio.wachinski@ifsc.edu.br

Bacharelado em Agronomia: Jefferson Schick - agronomia.can@ifsc.edu.br

Tecnologia em Alimentos: Marli Santos - coorcsta.can@ifsc.edu.br

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Luciano Barreto - ads.tecnol.can@ifsc.edu.br

Pós-graduação em Educação e Diversidade: Vilson Cesar Schenato - vilson.cesar@ifsc.edu.br

Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável: Luis Carlos Vieira - pos.drs.can@ifsc.edu.br