Jaraguá do Sul promove primeira formatura online coletiva do IFSC

ENSINO Data de Publicação: 12 ago 2020 14:46 Data de Atualização: 12 ago 2020 15:28

Treze estudantes do curso superior de tecnologia em Fabricação Mecânica do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau foram os primeiros a obterem o diploma de graduação por meio de uma sessão de outorga de grau coletiva realizada de maneira online no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O evento ocorreu na última sexta-feira (7) e foi transmitido pelo canal do IFSC no Youtube. Clique aqui e assista à transmissão.

Para o diretor-geral do câmpus, Delcio Luís Demarchi, a colação de grau, nos moldes como aconteceu, ainda é um novo desafio para todos. “O mundo passa por uma série de mudanças e a cerimônia de formatura entrou nessas mudanças. Por isso agradeço à equipe que tornou possível esse momento e fez com que os estudantes pudessem ter a conclusão efetiva do curso que iniciaram um tempo atrás”, comentou.

Segundo o reitor pro tempore do IFSC, André Dalla Possa, a sessão de outorga de grau por videoconferência demonstra o compromisso da instituição com a comunidade. “Foi um momento inédito. Estamos todos numa situação excepcional, mas num momento único na nossa instituição em que nós podemos perceber a nossa capacidade de resiliência, de reinvenção, de adaptabilidade, como cada formando certamente foi requisitado ao longo do curso”, afirmou.

O dirigente máximo do IFSC também destacou a relevância da primeira formatura coletiva online no contexto da educação nacional. “A noite foi especial para cada formando, mas também para a educação brasileira. Estamos muito satisfeitos em poder, apesar da pandemia e do contexto em que vivemos, promover essa cerimônia de colação de grau num contexto em que o mundo precisa de profissionais qualificados e motivados em torno dos grandes desafios que têm chegado para nós”, destacou André.

Formatura online

Desde julho, o IFSC estabeleceu, por meio da Instrução Normativa 12/2020, que as cerimônias de colação de grau – para cursos superiores – e de diplomação – para cursos técnicos – seriam realizadas de maneira virtual, por meio de videoconferência. A decisão teve o objetivo de garantir a saúde dos formandos, servidores e comunidade, devido aos riscos representados pela pandemia causada pelo novo coronavírus.

Apesar de Jaraguá do Sul ter realizado a primeira formatura coletiva online, outras duas colações de grau já tinham sido realizadas por videoconferência no Instituto Federal. As duas ocorreram no fim de julho, com estudantes do Câmpus Florianópolis. Porém, as duas colações foram individuais, diplomando apenas um estudante em cada videoconferência.

ENSINO CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU