O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Visita virtual mostra experimento ATLAS, que detectou “a partícula de Deus”

ENSINO Data de Publicação: 14 ago 2020 20:59 Data de Atualização: 17 ago 2020 15:07

Na próxima terça-feira (18), às 14h, o IFSC Câmpus Chapecó organiza uma visita virtual ao ATLAS, um experimento físico desenvolvido na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN). A professora de Física do Câmpus Chapecó, Camila Gasparin, e o pesquisador do CERN, Denis Oliveira Damazio, irão conduzir a experiência on-line, em português. 

A Organização Europeia é considerada o maior laboratório de física de partículas do mundo e está localizada em Genebra, na Suiça. Dentro do CERN, estão localizadas experiências como o ATLAS - que será o foco da visita virtual - um dos principais experimentos do Grande Colisor de Hádrons (Large Hadron Collider – LHC).

O LHC, por sua vez, trata-se, segundo o próprio laboratório, de um acelerador de partículas executado por uma colaboração internacional. Ele está dentro do Solenoide de Múon Compacto (Compact Muon Solenoid – CMS), outro experimento, que detecta partículas que colidem feixes de prótons. Para se ter uma ideia, a construção do CMS utilizou mais de 2,5 mil pessoas de 180 diferentes institutos científicos.

A importância se dá, porque, o LHC e o CMS detectaram, em 2012, o bóson de Higgs, conhecido popularmente como “a partícula de Deus”, pois trata-se de uma partícula teoricamente surgida logo após ao Big Bang, que existia na teoria, até a execução do ATLAS. “Foi a confirmação de previsão teórica de partículas mais importante da década, senão do século”, destaca Camila. 

A visita virtual faz parte das atividades do projeto de extensão Física e Cultura Científica Moderna e Contemporânea, da professora Camila Gasparin, do Câmpus Chapecó. Os interessados podem acompanhar a visita virtual ao experimento por meio do Youtube e inclusive solicitar certificação, desde que se inscrevam antecipadamente.

Entenda mais:

O que o ATLAS pesquisa?
Foca suas buscas experimentais no modelo padrão de partículas, ou seja, na relação entre as partículas e forças fundamentais da natureza. Veja aqui.

Como o ATLAS funciona?
O ATLAS é um grande calorímetro. Ou seja, detecta partículas traçando suas trajetórias após a colisão em seu centro. Através desse traçado podemos saber a massa, carga e velocidade dessa partícula, ou seja, sua energia.

Acesse aqui o link da visita virtual ao vivo ao ATLAS.

Formulário para inscrições (certificação). 

 

---

Rafaela Menin | Jornalista IFSC com auxílio do ATLAS

ENSINO CÂMPUS CHAPECÓ NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.