Alunos do IFSC apresentam artigo em congresso internacional sobre EaD

PESQUISA Data de Publicação: 21 ago 2020 17:07 Data de Atualização: 06 out 2020 15:17

Com um artigo sobre a prática docente durante a pandemia de coronavírus, estudantes do o curso de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), oferecido pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead) do IFSC, vão apresentar os resultados no trabalho no 3º Congresso Internacional da Rede de Cooperação Interinstitucional em EaD, que acontece nos dias 27 e 28 de agosto.

O congresso, realizado paralelamente ao 17º Workshop NPT de EaD, é um evento anual realizado pela RCI EaD, formada por Universidade de São Paulo (USP), Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Claretiano e Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). O evento acontece de forma inteiramente virtual, discutindo temas pertinentes à atuação profissional de tutores, professores, gestores, demais profissionais de EaD e do ensino superior.

A pesquisa foi realizada pelos estudantes Denise Corrêa Martins Venâncio, Edivaldo Lubavem Pereira e Roberta Valgas Silvestri de Quadros. Além da Licenciatura em EPT, eles cursam a Especialização em Gestão Escolar no Câmpus Tubarão. O trabalho foi acompanhado pela professora Claudia do Nascimento Paz, também do Câmpus Tubarão.

Com o começo da pandemia de coronavírus e a rápida transição das aulas presenciais para as atividades remotas, os alunos decidiram pesquisar como os professores do curso técnico em Administração do Câmpus Tubarão estavam lidando com aquela nova realidade e quais estratégias de ensino e recursos tecnológicos estavam utilizando. O grupo entrevistou remotamente dois professores e o coordenador do curso, além de realizar um estudo qualitativo das referências teóricas sobre a educação profissional e a educação a distância,

“Analisando as respostas dos entrevistados e comparando com o referencial teórico apresentado, pode-se observar que houve a necessidade dos professores se adequarem à realidade apresentada, moldando seus planejamentos e didáticas, utilizando como forma ativa para a comunicação as ferramentas tecnológicas oferecidas pelo Instituto e outras já conhecidas e descobertas pelos próprios professores”, relata o artigo.

CÂMPUS TUBARÃO PESQUISA