O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Direção do Câmpus esclarece sobre andamento do ano letivo

ENSINO Data de Publicação: 13 ago 2020 10:58 Data de Atualização: 13 ago 2020 11:05

Em função da pandemia do Coronavírus (Covid-19), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com atividades presenciais suspensas até o dia 31 de dezembro de 2020, decisão tomada pelo Conselho Superior (Consup) da instituição, em julho passado. 

Com isso, as aulas presenciais voltam no Câmpus Urupema somente em 2021, o que gera algumas dúvidas em estudantes e familiares sobre o ano letivo de 2020.  O Câmpus ainda não realizou reunião com o seu colegiado, no entanto algumas questões já estão definidas. Conversamos com a direção do Câmpus e com a Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) e trazemos o que já está determinado quanto á sequência do ano letivo do IFSC em Urupema.

Sobre o 1º semestre de 2020: 

- Como ficarão as disciplinas, para os alunos, que não puderam ser desenvolvidas por ANPs neste primeiro semestre? 
A Direção do Câmpus informa que está sendo feito um trabalho de reorganização da oferta das Unidades Curriculares (UCs), bem como resgate de discentes para o fechamento do 1º semestre. “Aquelas UCs totalmente práticas, que não puderam ser desenvolvidas por Atividades não Presenciais (ANs), permanecem em aberto, para quando puderem ser realizadas presencialmente. Conforme orientações institucionais, os alunos ficam matriculados nestas UCs até a possibilidade de sua oferta, sem danos ao histórico”, destaca a chefe do Depe, Carolina Pretto Panceri. 

- Serão concluídas quando? E como (de que forma)? 
De acordo com o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus serão retomadas no retorno presencial, visto a impossibilidade de realização por meio remoto. A oferta da UC será analisada pelos Núcleos docentes Estruturantes, ou colegiados/coletivos docentes de cada curso, afim de evitar danos didático-pedagógicos. 

- Como ficará a situação de alunos que não obtiveram êxito nas disciplinas por ANPs? O que podem fazer?  
O Depe conta que está sendo realizado um trabalho de resgate para os interessados em recuperar os conhecimentos, antes do término do 1º semestre de 2020. “Para aqueles que isso não é possível neste momento, ficarão com status 'não concluído' conforme instrução normativa ou nota técnica a ser emitida pela Pró-reitoria de Ensino (Proen), o que não provocará danos ao histórico e o mesmo realizará novamente a UC em momento oportuno”, ressalta Carolina. 

Sobre o 2º semestre: 

- O segundo semestre já iniciou de fato? 
A data de término de 2020/1 e início de 2020/2 está em análise pelos colegiados de curso e comissão de planejamento de ensino, e serão divulgadas após reunião do Colegiado do Câmpus até 31 de agosto.  

- Quando estará ou já está definido o calendário 2020/2? 
O Calendário Acadêmico ainda não está definido para 2020/2. Será divulgado após reunião de Colegiado do Câmpus até 31 de agosto.  

- O 2º semestre segue com ANP. Como fica a oferta de disciplinas? Quais são mais recomendáveis cursar? 
O 2º semestre letivo continuará com oferta via ANP curricular ou extracurricular para todos os cursos do Câmpus. A oferta de UCs está sendo organizada por cada colegiado de curso e/ou coletivo docente, e não está finalizada no momento. “Serão ofertadas preferencialmente UCs que podem ser desenvolvidas integralmente de forma remota, porém considerando a característica dos cursos técnicos e de tecnologias, ainda serão ofertadas UCs que precisarão de carga horária presencial futuramente para serem concluídas.  

ENSINO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.