O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Rede Contestado reúne instituições públicas de ensino e lança ebook

EXTENSÃO Data de Publicação: 17 ago 2020 10:11 Data de Atualização: 17 ago 2020 10:17

Reduzir as desigualdades através da identificação coletiva no Contestado com a finalidade de desenvolver autonomia e cidadania no estudante. Esse é o objetivo principal de um grupo de instituições públicas da região, que se aproximou e interagiu para a publicação de um ebook, para divulgar artigos e trabalhos de pesquisadores e colaboradores que formam a Rede Contestado de Educação, Ciência e Tecnologia. “Essa interiorização do conhecimento, trazendo à luz o debate sobre os problemas da região e o incentivo à produção científica e cultural no Contestado é o propósito deste grupo que trabalha com a popularização da ciência e divulgação científica”, destaca o professor de Engenharia e Ciência dos Materiais do Câmpus Caçador, Eduardo do Nascimento. 

Dentre os temas presentes nesta edição encontramos artigos que abordam: A guerra do contestado e a lei de terras imperial: um estudo de caso da fazenda figueiredo (Lages, 1855-1917); A resistência, o sincretismo religioso e o papel de salvaguarda da memória do contestado nas benzedeiras da região do contestado no século XXI (2000-2018); A violência contra mulheres na cidade de caçador; Banda caboclos rebeldes: a identidade do contestado em concerto; Cotidiano e movimento operário em rio negrinho: considerações sobre a formação da classe trabalhadora na região de fronteira com o contestado - (1919-1982); Memórias do contestado em sala de aula: uma experiência com o 1º ano do ensino médio e o legado de um conflito: a herança do contestado para a região meio oeste catarinense. 

Câmpus Caçador do IFSC, Câmpus Videira do Instituto Federal Catarinense, Museu do Contestado e outras colaboradoras como prefeituras, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Curitibanos e Unespar União da Vitória, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Chapecó são as protagonistas de alguns projetos educacionais, como oficinas em escolas e o Congresso Nacional do Contestado. Segundo ele, a publicação desse livro é o produto dessa aproximação e interação entre as instituições. 

O Congresso do Contestado é inovador porque tem como público-alvo os estudantes da educação básica. “E também é um evento interdisciplinar, reunindo interessados de diversas áreas do conhecimento - história, educação, sociologia, cultura, ciência e tecnologia, etc - que se inter-relacionam e convergem por meio das temáticas deste território”, ressalta o docente. 

Eduardo conta que o grupo trabalha para angariar recursos para publicações posteriores do trabalho da rede. 

EXTENSÃO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.