Câmpus São José recebe recursos de emenda parlamentar para obra de piso podotátil

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 18 ago 2020 11:19 Data de Atualização: 31 out 2022 10:36

Um valor de R$ 6.793.049,00 foi direcionado ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) por meio de emenda da bancada parlamentar catarinense. O valor será usado para custeio e manutenção dos câmpus. Desse total, o Câmpus São José recebeu R$ 88,6 mil para execução do piso podotátil do câmpus (piso com relevo usado para auxiliar a locomoção de pessoas com deficiência visual).

A obra de instalação do piso podotátil está prevista no Plano Anual de Trabalho (PAT) do Câmpus São José, com custo total aproximado de R$ 100 mil, e deve ser feita ainda em 2020. “Nesse momento, estamos fazendo o projeto para encaminhar e executar essa obra ainda este ano e tenha o piso podotátil instalado em todos os corredores do nosso câmpus”, explica o diretor-geral do câmpus, Tiago Semprebom.

As emendas parlamentares são uma cota do orçamento nacional à qual todos os deputados federais e senadores têm direito. O valor total das emendas varia a cada ano e corresponde a até 1,2% da receita corrente líquida do ano anterior. Além das emendas individuais, existem as emendas de bancada feitas em conjunto por todos os parlamentares de um determinado Estado - que foi o caso dessa que o IFSC recebeu - e as emendas das comissões permanentes do Senado e da Câmara.

-> Entenda como funcionam as emendas parlamentares neste post do Blog do IFSC

No ofício enviado ao IFSC, a bancada catarinense indicou que os câmpus que receberão os recursos são os que ficam nas cidades de Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São Carlos, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão, Xanxerê. Os valores por município e de acordo com cada parlamentar estão discriminados no documento.

Veja como os câmpus estão planejando utilizar os recursos:

Câmpus Canoinhas

Reparo nos pisos por problemas de rachaduras

Troca de revestimentos cerâmicos

Câmpus Chapecó

Reforma da calçada externa

Pintura do estacionamento

Substituições de guarda-corpo e corrimão

Adequação da central de incêndios

Reforma da pintura geral

Câmpus Gaspar

Adequações de acessibilidade: piso tátil, placa tátil, mapa tátil e materiais acessíveis