Certificados e diplomas do Câmpus São José passam a ser emitidos de forma digital

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 24 ago 2020 19:49 Data de Atualização: 21 out 2020 09:11

Enquanto durarem as medidas de distanciamento social por conta da pandemia de Covid-19, o IFSC poderá emitir certificados e diplomas de forma digital, com a mesma validade legal que um documento impresso, já que possui todas as verificações necessárias. Conforme a Instrução Normativa Nº 17, de 11 de agosto de 2002, a medida vale tanto para diplomas e certificados totais e intermediários de cursos do IFSC quanto para certificados e declarações parciais do ensino médio obtidos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até 2016, e Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

No Câmpus São José, a Secretaria do Registro Acadêmico criou três formulários, um para estudantes de cursos técnicos, Proeja ou qualificação (FIC), outro para estudantes de graduação e pós-graduação e o terceiro para Enem e Encceja .

Diplomas e certificados

O estudante deve preencher o formulário de diploma ou certificado anexando os documentos solicitados e incluindo telefone e endereço de e-mail atualizados, pois receberá o diploma ou certificado por e-mail. O prazo para emissão do diploma ou certificado é de 30 dias, desde que que o aluno não tenha nenhuma pendência com a instituição. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 30 ou 60 dias em casos excepcionais

O andamento do processo de expedição de diploma ou certificado pode ser acompanhado online. Confira aqui mais orientações.

Enem e Encceja

O formulário para certificação do ensino médio ou declaração parcial de proficiência também deve ser preenchido com telefone e e-mail atualizados, pois o solicitante receberá o certificado ou declaração por e-mail. O prazo para emissão do certificado é de 45 dias e da declaração de 30 dias, prazos que podem ser prorrogados em casos excepcionais.

O acompanhamento do pedido também pode ser feito via online. Confira aqui mais orientações.

Dúvidas

Em caso de dúvidas, o contato com o Registro Acadêmico pelo endereço eletrônico secretaria.sje@ifsc.edu.br.

INSTITUCIONAL CÂMPUS SÃO JOSÉ