Primeira turma da pós em Educação e Diversidade defende trabalhos de conclusão de curso

ENSINO Data de Publicação: 20 ago 2020 14:44 Data de Atualização: 20 ago 2020 16:22

Já estão marcadas as primeiras defesas de trabalhos de conclusão de curso da primeira turma da especialização em Educação e Diversidade, ofertada pelo Câmpus Canoinhas. A partir da temática central do curso, educação e diversidade, os trabalhos se desdobram em pesquisa mais específicas, como inclusão de pessoas com deficiência no espaço educativo; educação do campo e juventudes rurais; violência escolar e desafios para o respeito à diversidade; e relações de gênero, empoderamento feminino e educação.

Nesta sexta-feira (21), às 20h, Diane Ruteski abre a agenda de apresentações com o trabalho A percepção da qualidade de vida de professores e professoras do ensino técnico profissionalizante. Em setembro, no dia 4, às 19h, é a vez da aluna Marcela Semczecym Gonsalves Fernandes Kaminski apresentar a monografia O ensino de matemática para alunos com transtorno do espectro autista: o que revelam as pesquisas recentes?. E, no dia 16, às 15h, Mariquiel dos Santos apresenta o trabalho Jogos pedagógicos como ferramenta de ensino para alunos com TEA na educação infantil. Todas as apresentações são públicas, com acesso pela plataforma Google Meet.

As próximas defesas serão marcadas conforme a conclusão dos trabalhos. Por conta da pandemia de Covid-19, o calendário foi estendido, pois muitos alunos tiveram que readequar suas pesquisas, visto que o trabalho de campo presencial ficou prejudicado. Após a conclusão das disciplinas, trinta alunos chegaram à etapa de desenvolvimento de suas pesquisas, de um total de quarenta que começou o curso em 2019.

“Serão egressos que, com toda certeza, irão honrar o nome do IFSC ao fazerem intervenções em suas próprias práticas e no ambiente educativo de que participam com o conhecimento qualificado construído neste percurso”, comemora o coordenador da especialização em Educação e Diversidade, Vilson Cesar Schenato. “A construção do conhecimento é um processo dialético que inclui ações e interações entre discentes e docentes, que socializam suas experiências e seus saberes e constroem coletivamente o conhecimento”, enfatiza.

Apresentações

21/08/20, 20h | Diane Ruteski

Google Meet: meet.google.com/qdw-fqoq-wjo

Banca Examinadora:

Prof. Esp. Luis Otavio Mendes - IFSC Canoinhas (Orientador)

Prof. Dr. Vilson Cesar Schenato – IFSC Canoinhas

Prof. Me. Édina Aparecida da Silva Enevan – UNESPAR União da Vitória

04/09/20, 19h | Marcela Semczecym Gonsalves Fernandes Kaminski

Google Meet: meet.google.com/byg-aeah-eiw

Banca Examinadora:

Prof. Me. Cláudio Adão da Rosa – IFSC Canoinhas (Orientador)

Prof. Me. Marlon Mülhbauer – IFSC Canoinhas