Sextou nas artes reúne talentos de toda a comunidade acadêmica

EVENTOS Data de Publicação: 26 ago 2020 09:50 Data de Atualização: 14 abr 2022 10:09

Reunir a comunidade do Câmpus para um dia de apresentações artísticas, uma mostra de talentos. Essa é a proposta do Sextou nas artes, que acontece na tarde e na noite desta sexta-feira (28), de forma on-line. Segundo a professora Patricia Nunes Martins, do Laboratório de Práticas Artísticas e Tecnológicas e autora da proposta, a atividade é livre, sem notas, sem julgamento de valor. “A justificativa é ampliar nossas relações afetivas, pois temos vivenciado um cotidiano mais curricular e o desafio da inclusão em tempos de ANP (Atividades não Presenciais). O encontro foi pensado para relembrarmos que somos corpos e subjetividades vivendo a pandemia e trazer uma outra perspectiva de relação entre pessoas pertencentes ao universo escolar”, ressalta a docente.

Dentre as atividades, o Sextou nas artes trará mostras artísticas e culturais como  trabalhos de desenho, fotografia, pinturas (onde o artista pode gravar um vídeo narrando seu processo criativo, por exemplo), tocar músicas em diversos instrumentos, canto, leitura dramática de textos, e até mesmo alunos que darão aula de iniciação ao desenho de mangá. “Entram nessas sugestões invenções de culinária, maquiagem social e artística, artesanato... deixei livre a mostra pois quero valorizar a potência que as atividades artísticas e culturais têm em agregar conhecimento, prazer e sabedoria popular”, conta Patricia.

Ela diz que o modelo da mostra é que seja de autoria dos alunos/servidores e comunidade sob sua orientação, para se transformar em breve em um projeto de extensão de fluxo contínuo.

As inscrições desta edição do "Sextou nas Artes" vão até o meio dia de quarta-feira. Os trabalhos podem ser em vídeo (enviados para mim previamente) ou ao vivo no caso de alunos que vão ensinar a desenhar, por exemplo. Conforme as inscrições, será feito um cronograma apresentado na quinta-feira (27) à tarde com os horários e atividades e o link para assistir será divulgado via comunicação interna e redes sociais do Câmpus.

Como será a primeira experiência, ela será dirigida apenas a integrantes do Câmpus Caçador, para justamente não haver medo ou pressão de "espetáculo". “Como estamos na última semana de recuperações no Câmpus, achei a data simbólica, como um suspiro antes do segundo salto nesse nosso 2020 tão incerto, mas que juntos, vamos passar por isso com a força da Arte nos dando força e alento”, finaliza Patricia.

EVENTOS CÂMPUS CAÇADOR NEWS