O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Documentário tematiza a identidade popular no Contestado e será lançado nesta quarta (26)

EXTENSÃO Data de Publicação: 26 ago 2020 10:14 Data de Atualização: 14 abr 2022 10:09

Às 19h30 desta quarta-feira (26) acontece o lançamento do documentário “Águas Santas: a terceira margem do rio”, realizado em parceria com as produtoras Nuvem cabocla, Casa de pé, Cultura camponesa e Felipe Augusto.

O documentário, com 1h40 de duração, explora aspectos da identidade popular no Contestado, passando pelo papel da mulher na sociedade cabocla, levantamento da problemática sobre as violências observadas, a presença e os ensinamentos de São João Maria, o apagamento cultural identitário que ainda persiste e a importância dos valores oriundos da cultura indígena para a formação de novas interpretações sobre o Contestado.

A iniciativa, através de uma proposta pedagógica transdisciplinar, objetiva a redução das desigualdades no Contestado e tem por base a autonomia dos sujeitos, as oportunidades de empoderamento sobre o contexto histórico-social e a motivação para participação cidadã.

Foram colhidos depoimentos de pessoas dos municípios de Calmon, Caçador e Lebon Régis corredor de grandes conflitos na guerra. Além, disso, a trilha sonora inédita aborda os aspectos identitários da cultura cabocla com arranjos contemporâneos da música brasileira.

O lançamento será transmitido via webconf, facebook do IFSC Caçador, facebook do portal Desacato, facebook Deputado Padre Pedro, youtube do canal Cultura Camponesa, e youtube do canal EnsinArthur. Após o lançamento, o documentário vai estar disponível no youtube do IFSC.

Financiado com recursos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Governo Federal.

Após o lançamento, acontece uma live(debate) sobre a importância da construção da identidade, proposta pedagógica do projeto e relatos de experiência, contando prá isso com a participação da museóloga do museu do Contestado Letíssia Crestani, e do professor Rogério Rosa, da Udesc.

Uma prévia do documentário você acessa aqui.

EXTENSÃO CÂMPUS CAÇADOR NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.