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Podcast ensina procedimentos de check-in em português e inglês

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 27 ago 2020 17:47 Data de Atualização: 27 ago 2020 18:00
Florianópolis já foi apontada pelo Ministério do Turismo como o segundo destino do país mais procurado por estrangeiros em viagens a lazer. Mas o dado vem acompanhado de uma preocupação. Diversas pesquisas feitas com trabalhadores do setor hoteleiro indicam que falta, a boa parte deles, o domínio do inglês.
 
Foi a partir dessa lacuna que Lúcia Helena Monteiro focou sua pesquisa de conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria do Câmpus Florianópolis-Continente: "Busquei o que pesquisadores demonstraram nos últimos cinco anos em relação ao tema e também fiz minha pesquisa com trabalhadores de oito hotéis do Centro de Florianópolis associados ao Floripa Convention & Visitors Bureau", explica. 
 
Ela entrevistou 25 recepcionistas e três gerentes de hotéis - a maioria com cursos de graduação nas áreas de Turismo e Hotelaria, sendo que alguns tinham até pós-graduação. Mas na hora de responderem sobre os conhecimentos em inglês, quase metade deles reconheceu que sabe apenas algumas palavras e expressões e 36% deles afirmaram que precisam dar um "jeitinho" para falar com os hóspedes. Segundo Lúcia Helena, os trabalhadores informaram que usam folhetos, pedem ajuda a outros colegas ou apelam ao Google tradutor para se comunicar com os hóspedes. "Não é que o recurso do tradutor online não supre a necessidade do momento, supre, mas não ensina o colaborador. Aí pensei: o que posso fazer que não vai custar nada pra esse trabalhador e ele vai poder estudar em seus momentos de intervalo", conta.
 
Então veio a ideia de um podcast com procedimentos operacionais de recepção em português e inglês. Lúcia reforça a importância de ser um produto gratuito, já que na pesquisa ela também identificou a falta de condições financeiras como um dos principais obstáculos para a qualificação desses trabalhadores.
São 11 episódios, com uma apresentação e dez procedimentos operacionais: acolher o hóspede, questionar sobre a retirada da bagagem do carro, confirmar detalhes sobre o quarto, solicitar preenchimento do cadastro, solicitar documentos do hóspede, informar sobre número do quarto e entregar as chaves, informar sobre serviços inclusos - como wifi e café da manhã, informar sobre serviços cobrados - como frigobar,  providenciar a bagagem até o quarto e o último passo, informar o número da recepção e se colocar à disposição do hóspede.
 
Os procedimentos são narrados em português e em inglês. Além de Lúcia, o colega do curso Allan Wilson Gonçalves Júnior ajudou nas locuções. Cada episódio tem cerca de um minuto. "É para se ouvir num intervalo do trabalho ou num momento de capacitação oferecido pela empresa", afirma Lúcia.
A orientação do Trabalho de Conclusão do Curso foi da professora Marimar da Silva e a defesa ocorreu no último dia 14 de agosto.
 
O podcast pode ser acessado pela plataforma da Educapes e está disponível em oito canais diferentes, entre eles o Anchor e o Spotify.
 
Por Giovana Perine | Jornalista do IFSC
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