Câmpus faz formatura online para cursos de Hotelaria e Gastronomia

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 08 set 2020 17:56 Data de Atualização: 08 set 2020 19:28
A pandemia de Covid-19 mudou a forma das pessoas se comunicarem, estudarem e de comemorarem importantes conquistas, como a conclusão de um curso. No último dia 3 de setembro, foi realizada a primeira formatura do Câmpus Florianópolis-Continente no formato não presencial.

Foram 11 formandos no Curso Superior em Hotelaria e 11 no Curso Superior de Gastronomia - ambos com nota máxima (cinco) na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Amigos e familiares puderam acompanhar a colação de grau em tempo real, transmitida pelo canal do Youtube do IFSC, inclusive com direito a recados para os formandos pelo chat. Assista à cerimônia completa.

As áreas de Hotelaria e Gastronomia estão entre as mais impactadas pela pandemia do novo coronavírus. Por isso, esses formandos entram no mercado de trabalho com mais uma missão, como destaca a coordenadora do Curso Superior em Hotelaria: "Esta turma em especial poderá contribuir  com o momento atual de retomada do setor hoteleiro e no pós pandemia, para a melhoria dos processos  administrativos, comerciais e operacionais como a elaboração e adaptação dos procedimentos e a inclusão de protocolos higiênicos sanitários na operação."

O coordenador do Curso Superior em Gastronomia, Léo Serpa, também parabeniza os formandos e faz um pedido: "Que levem em seus corações o nome de nossa instituição com orgulho, para que juntos possamos valorizar dia-a-dia a profissão que escolheram."

Muita emoção, mesmo à distância

A assessora da direção de ensino, pesquisa e extensão, Priscilla Infâncio Antunes, que organizou a formatura, destaca que um dos desafios neste evento online era garantir que a emoção, tão presente nesses momentos, pudesse ser sentida mesmo à distância.

"Isso ficou muito evidente. Mesmo por webconferência foi um momento muito especial para todos, inclusive para os servidores verem o fechamento desse ciclo. Alguns alunos se emocionaram e eu, que trabalhei por um tempo no registro acadêmico e os acompanhei de perto, vê-los chorando de emoção pela conquista foi muito especial."

Formatura servirá de estudo de caso para alunos do Técnico em Eventos

A excepcionalidade de um evento deste porte de forma não presencial também é uma oportunidade para os alunos do Curso Técnico em Eventos do câmpus aprenderem. Dentro da unidade curricular Cerimonial, Protocolo e Etiquetas, a professora de Eventos Ení Maria Ranzan orientou os alunos sobre o planejamento e a execução daquele evento.

No pré-evento, os alunos se dedicaram ao estudo dos atos protocolares e roteiro/script da solenidade, bem como das instruções para a realização no formato não presencial (direcionada aos formandos). Duas alunas foram convidadas para atuarem junto à Comissão Organizadora do Evento, na sala do Google Meet antes e durante a formatura. Assim puderam acompanhar todo o processo.

Depois os alunos puderam acompanhar o evento em tempo real (ou posteriormente, caso algum aluno tivesse algum impedimento no horário) e fazer anotações pessoais sobre contextos que chamaram a atenção em função da adaptação do formato do evento para discussão em aula.

"Os alunos estão tendo a oportunidade de acompanhar os ajustes necessários para transformar um evento presencial em evento online, considerando o contexto que estamos vivendo agora. E os depoimentos dos alunos que atuaram desperta a curiosidade dos demais colegas para os cuidados e a precisão necessária durante o processo do transevento", afirma.

Giovana Perine | Jornalista do IFSC
CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE NEWS