Desafios nos negócios durante a pandemia: egressa do Câmpus Canoinhas desenvolve curso virtual na área cervejeira

INOVAÇÃO Data de Publicação: 16 set 2020 16:20 Data de Atualização: 06 out 2020 12:17

É claro que um curso prático sobre cervejas parece ser muito mais interessante que um curso teórico. Mas, fazer o que se a pandemia chegou e atrapalhou todo planejamento de Victoria Luiza Schelbauer de Lima para oferta do seu primeiro curso de qualificação sobre o mundo cervejeiro? Adaptar o cronograma e o conteúdo para um curso on-line foi a solução encontrada pela tecnóloga em Alimentos, que, em abril, deu início à primeira turma do seu programa Expert Cervejeiro, com aulas virtuais para funcionários de choperias e cervejarias e apaixonados por todo universo que envolve a cerveja.

Formada pelo Câmpus Canoinhas no curso técnico em Agroindústria e no superior de tecnologia em Alimentos e concluinte da especialização em Tecnologia de Bebidas Alcoólicas no Câmpus Urupema, Victoria é apaixonada pela área e busca transmitir para os outros a sua paixão. “Eu gosto muito da parte química e da parte histórico-cultural que a bebida traz junto. Gosto das histórias que estão por trás de cada bebida, dos processos complexos de produção, porque não é fácil fazer uma bebida, e das experiências que resultam nas pessoas, enquanto comemoração, alegria e união”, enfatiza.

Todo este contexto ajudou na estruturação do curso, indicado para iniciantes. São cinco módulos com vídeos que abordam a história da cerveja no mundo e no Brasil, matérias-primas do processo cervejeiro, fabricação de cerveja artesanal, escolas cervejeiras e curiosidades. Na próxima etapa, Victória pretende aprofundar o conteúdo para ter alternativas para quem já está no nível intermediário ou aprofundado, incluindo os temas famílias e estilos de cervejas, boas práticas de fabricação e sua importância, serviço do chopp e dicas cervejeiras.

Além do conhecimento técnico sobre química, microbiologia e fermentação alcoólica, entre outros conteúdos específicos, a jovem conta que também foi no IFSC que encontrou o incentivo para o empreendedorismo, para a participação em projetos de pesquisa e extensão e para a docência. “Sempre quis dar aula nesta área. Quero expandir ainda mais os cursos, ser reconhecida nacionalmente com minha empresa e ajudar várias pessoas, especialmente na área de alimentos”, projeta.

Blog do IFSC

O exemplo de Victoria é uma das histórias contadas no Blog do IFSC desta semana, que traz o tema “Desafios nos negócios: veja como nossos egressos enfrentam a pandemia”, já que muitos negócios entraram em crise neste período.

Em meio a perda de empregos e fechamento de empresas, o Blog do IFSC apresenta história de ex-alunos que, com criatividade e inovação, estão tendo bons resultados profissionais apesar do momento difícil.

-> Clique aqui para ler.

Se você se formou pelo IFSC e conseguiu se adaptar ou empreender durante a pandemia, conte sua história pra gente. É só enviar um e-mail para:  blog@ifsc.edu.br.

INOVAÇÃO CÂMPUS CANOINHAS NEWS