IFSC abre inscrições para cursos técnicos e de qualificação profissional gratuitos

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO Data de Publicação: 03 set 2020 15:11 Data de Atualização: 03 set 2020 15:29
Todos os cursos iniciam as aulas ainda em 2020

O IFSC abriu nesta semana mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos com início no segundo semestre de 2020. Nas unidades de Jaraguá do Sul (Centro e Rau) há 324 vagas em seis cursos técnicos e mais 153 vagas para três cursos de qualificação profissional. Todos os cursos têm inscrição gratuita e terão processo seletivo realizado por sorteio.

Para os cursos técnicos, as inscrições devem ser realizadas até 14 de setembro e para os cursos de qualificação profissional até 25 de setembro. Os editais de oferta de vagas estão disponíveis no site do IFSC e as inscrições devem ser feitas no Sistema de Ingresso. As inscrições para os cursos e as matrículas para os aprovados serão feitas de forma on-line.

Com a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de Covid-19, as aulas acontecerão de forma não presencial pelo menos até 31 de dezembro deste ano. Por isso é necessário que o candidato tenha acesso a computador ou outro meio de comunicação conectado à internet para acompanhar as atividades do curso escolhido de forma remota.

Entenda os tipos de curso e pré-requisitos para ingresso

Os cursos de qualificação profissional na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) são cursos de formação e aperfeiçoamento profissional de curta duração. Cada curso possui pré-requisitos, carga horária e período de realização diferentes. Em razão da pandemia, a maioria dos cursos será na modalidade a distância. Em alguns casos, cursos que se estendem ao longo de 2021 terão atividades presenciais após a retomada das atividades pelo IFSC. Estas informações estão descritas no Edital.

Nos cursos técnicos integrados o aluno cursa as disciplinas do ensino médio e do curso técnico ao mesmo tempo. Podem ter duração de três a quatro anos e ao concluir o curso, o estudante recebe o diploma de técnico de nível médio. Para ingressar no curso técnico integrado, o estudante deve possuir o ensino fundamental completo ou concluí-lo até a data da matrícula.

O curso técnico concomitante possibilita ao aluno cursar paralelamente o curso técnico no IFSC e o ensino médio em outra instituição, desde que haja compatibilidade de horário. Ao concluir o curso, o aluno recebe o diploma de técnico de nível médio. Para ingressar em um curso técnico concomitante, o estudante deverá ter concluído o primeiro ano do ensino médio até a data da matrícula, que será em setembro.

Os cursos técnicos subsequentes são destinados aos candidatos que já concluíram o ensino médio ou equivalente. Ao concluir o curso, o estudante recebe diploma de técnico de nível médio. Para ingressar no curso técnico subsequente, o estudante deve possuir o ensino médio completo ou concluí-lo até a data da matrícula, que será em setembro.

Mais informações sobre os cursos, forma de ingresso e o sistema de cotas do IFSC estão disponíveis nos editais 08/DEING/2020-2 (para cursos técnicos) e 09/DEING/2020-2 (para cursos de qualificação profissional), que podem ser acessados aqui.

Veja os cursos com vagas abertas

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO

Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário – 35 vagas
Técnico Integrado em Química – 35 vagas
Técnico Subsequente Têxtil – 70 vagas

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU

Técnico Subsequente em Mecânica – 64 vagas
Técnico Subsequente em Eletrotécnica – 80 vagas
Técnico Concomitante em Desenvolvimento de Sistemas – 40 vagas
Curso de Qualificação em Empreendedorismo Jovem – 40 vagas
Curso de Qualificação em Introdução à Linguagem C – 33 vagas
Curso de Qualificação em Matemática Básica – 80 vagas

Outros cursos ofertados pelo IFSC

Além dos cursos técnicos e de qualificação profissional ofertados em todo o Estado, o IFSC também está com inscrições remanescentes para cursos de graduação. Mais informações sobre as vagas estão disponíveis na página de editais com inscrições abertas no site do IFSC.
CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO ESTUDE NO IFSC CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU NEWS