Bibliotecas do IFSC inauguram Clube do Livro virtual com debate de “Macunaíma”

EXTENSÃO Data de Publicação: 03 set 2020 15:38 Data de Atualização: 03 set 2020 15:57

“No fundo do Mato-Virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente.” Personagem e título de uma das obras mais representativas da primeira fase do Modernismo no Brasil, Macunaíma, do escritor Mário de Andrade, é o livro de estreia do Clube do Livro IFSC. O primeiro encontro virtual está marcado para o dia 25 de setembro, às 16h, e é aberto para alunos e servidores do IFSC e também para a comunidade externa.

Para participar, os interessados devem fazer inscrição antecipada para liberação da senha de acesso ao encontro. Clique aqui para se inscrever. No formulário de inscrição, também está disponível a opção de acesso ao e-book gratuito de Macunaíma, para quem não tem acesso ao livro físico.

Organizado pelas Bibliotecas do IFSC, o Clube do Livro tem o objetivo principal de incentivar a leitura. A possibilidade de discutir sobre o livro é o objetivo complementar. “Muitas vezes, lemos uma obra e surge a vontade de conversar sobre ela. Um encontro como esse permite o debate e ainda enriquece o nosso olhar sobre a obra, a partir dos olhares de outros leitores”, enfatiza a bibliotecária da Reitoria e idealizadora do projeto, Karla Viviane Garcia Moraes.

Por conta das medidas de distanciamento social adotadas para enfrentamento da pandemia de Covid-19, o Clube do Livro IFSC está adaptando para o meio virtual a fórmula que já é sucesso nos tradicionais clubes, grupos e coletivos de leitura. O encontro do dia 25 de setembro será mediado pela auxiliar de biblioteca do Câmpus São Miguel do Oeste, Quêti Di Domenico, que fará a apresentação da ficha técnica de Macunaíma e a contextualização da época em que a obra foi escrita. Em seguida, o espaço será aberto para as discussões.

As obras

Escrito por Mário de Andrade e publicado em 1928, o livro Macunaíma apresenta uma história de caráter épico, considerada uma rapsódia, ou seja, uma obra literária que absorve todas as tradições orais e folclóricas de um povo. O livro apresenta as aventuras de Macunaíma, o anti-herói preguiçoso e sem caráter.

Nos próximos encontros, o Clube do Livro IFSC vai debater as obras A volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne, no dia 23 de outubro, e Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, em 27 de novembro.

Os livros escolhidos levaram em conta a disponibilidade de acesso on-line gratuito e as indicações sugeridas pelas equipes das bibliotecas do Sistema de Bibliotecas Integradas do IFSC (SiBI) para a #SegundaLiterária, iniciativa que divulga dicas semanais de livros on-line para leitura durante o distanciamento social. As sugestões estão na página das Bibliotecas no Portal do IFSC e no perfil do IFSC no Instagram.

EXTENSÃO NEWS