O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Direção do Câmpus faz esclarecimentos sobre novo Calendário Acadêmico

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 09 set 2020 18:50 Data de Atualização: 14 abr 2022 10:09

O segundo semestre letivo de 2020, no Câmpus Caçador, iniciou nesta terça-feira (8), conforme o Calendário Acadêmico aprovado pelo Colegiado do Câmpus. A Direção do Câmpus esclarece alguns pontos sobre como ocorreu essa definição, como a prorrogação dos semestres letivos de 2020, em virtude de atividades não presenciais (ANPs). 

No dia 06 de julho, o Conselho Superior (Consup) definiu que as atividades acadêmicas e administrativas presenciais estão suspensas até o dia 31 de dezembro de 2020. Nesta mesma reunião, também foi delegado aos câmpus a definição de medidas que garantissem o encerramento do primeiro semestre letivo 2020, permitindo o uso de atividades não presenciais para aquelas unidades curriculares nas quais isto fosse possível. 

No dia 31 de julho, o Colégio de Dirigentes do IFSC, composto pelos diretores-gerais, pró-reitores e reitor pro-tempore, publicou a Resolução Codir nº 04, que estabelece orientações para a reorganização dos calendários acadêmicos dos câmpus e para a oferta de atividades pedagógicas não presenciais (ANPs). De acordo com essa resolução, o calendário acadêmico reorganizado deveria ser apreciado e aprovado em reunião do colegiado do câmpus até 31/08/2020. 

Pesquisas e acompanhamentos realizados pelos docentes, coordenadores de curso e pela equipe pedagógica do Câmpus apontaram que em todos os cursos haviam alunos que não conseguiram acompanhar a oferta das atividades não presenciais. As orientações sobre revisão do Calendário Acadêmico foram construídas ao longo do mês de julho, e com alunos para serem recuperados, o Colegiado do Câmpus Caçador determinou, em reunião realizada no dia 28 de julho de 2020, pela prorrogação do semestre letivo 2020.1 até o dia 31 de agosto de 2020. Neste período, os docentes elaboraram novos planos de ensino, voltados principalmente à recuperação dos alunos que não conseguiram acompanhar as ANPs no primeiro semestre letivo, mas ofertados a todos os estudantes. 

Durante o mês de agosto foram construídas as propostas para o novo calendário acadêmico do câmpus e debatidas com os docentes e com a equipe pedagógica. Segundo a Direção do Câmpus, num primeiro momento,  acreditou-se que seria possível apresentar três propostas, dentre as quais, inclusive, haviam propostas para finalização do ano letivo ainda em 2020, constatamos, após a distribuição da carga docente para 2020.2, que não seria possível comprimir tanto o semestre letivo, pois alguns docentes passariam das 20 horas semanais de aula, o que não é permitido pela Resolução nº 26/2019/ Consup. “Assim sendo, a única opção viável e que também foi debatida com docentes e com a equipe pedagógica, antes de ir para o Colegiado do Câmpus, foi a extensão do calendário acadêmico 2020.2 para o ano civil de 2021”, explica a Direção. 

Novo Calendário 

O novo Calendário Acadêmico foi aprovado em reunião do Colegiado do Câmpus no dia 24 de agosto. O documento estabelece o início do segundo em 08 de setembro, e duas semanas letivas em 2021, no período de 01 e 12 de fevereiro de 2021, último dia letivo do segundo semestre relativo ainda a 2020. A Direção do Câmpus ressalta que “somos um dos primeiros Câmpus a ter realizado o encerramento do semestre letivo 2020.1”. 

A Resolução 41 do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), de 30 de julho passado, permitiu que as grades curriculares dos cursos fossem remanejadas para que as unidades curriculares (disciplinas) de cunho prático pudessem ser suspensas, com aprovação do Colegiado do Câmpus, e que outras unidades curriculares, de cunho mais teórico, pudessem ser adiantadas por meio das ANPs. 

As unidades curriculares de cunho prático, que necessitam de laboratórios e que foram suspensas pelo Colegiado do Câmpus, serão retomadas no momento em que forem retomadas as atividades presenciais. Período esse no qual todos os alunos matriculados nestas unidades terão a oportunidade de finalizá-las. 

Os horários das aulas para o semestre letivo 2020.2 estão sendo cadastrados pelos coordenadores de curso e serão disponibilizados no site do câmpus. 

“Sei e compreendo as dificuldades que estamos enfrentando nesta nova normalidade que nos foi imposta, o que acaba por frustrar muitas expectativas, mas tenham a certeza de que estamos fazendo o nosso melhor para superar as adversidades que surgem ao longo desse caminho” destaca a diretora do Câmpus, Danielle Ulrich.  

INSTITUCIONAL CÂMPUS CAÇADOR NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.