Câmpus Canoinhas distribui 293 kits de alimentação escolar

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 09 set 2020 11:30 Data de Atualização: 06 out 2020 12:17

Para minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19 entre seus alunos, o Câmpus Canoinhas direcionou os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que financiam a merenda escolar durante as atividades presenciais, para a aquisição de kits de alimentação e distribuição aos estudantes. No final de agosto, foram distribuídos 293 kits de alimentação escolar a alunos que manifestaram interesse em receber o benefício.

Ao todo, foram beneficiados 75 alunos dos cursos técnicos integrados, concomitantes e Proeja, que receberam três ou quatro kits, sendo o conjunto maior para alunos com índice de vulnerabilidade social (IVS) válido. Para garantir a segurança de alunos e servidores, a distribuição seguiu um cronograma de agendamento prévio (nos dias 21, 24, 25 e 26 de agosto) e todos os protocolos necessários, como distanciamento, uso de máscara e higienização.

Cada kit era composto por 18 itens: arroz (1kg), feijão (1kg),farinha de trigo (1kg), farinha de mandioca (1,5kg), açúcar refinado (1kg),  sal (1kg), óleo de soja (900ml), farinha de milho (500g), macarrão (500g), leite em pó (500g), biscoito (400g), achocolatado (400g), doce de goiaba (400g), café solúvel (50g), extrato de tomate (350g), milho enlatado (170g), ervilha enlatada (170g) e sardinha em lata (125g). A compra de 2.125 quilos de alimentos totalizou R$ 17.577,07.

O Câmpus Canoinhas fez a aquisição dos gêneros alimentícios por meio de dispensa de licitação 33/2020, referente ao processo do SIPAC número 23292.017185/2020-87. Foi selecionado o fornecedor com as condições de habilitação regulares que ofertaram o menor preço por kit, no valor de R$ 59,99.

Os kits de alimentação escolar são financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Pnae, que já vinha atendendo os alunos da educação básica de forma presencial. Neste momento de excepcionalidade pela condição de distanciamento social em que o país enfrenta, a oferta alimentar está determinada pela Lei 13.987, publicada em abril passado, que garante a distribuição dos alimentos da merenda escolar às famílias dos alunos de escolas públicas.

Até o final do ano deve ocorrer uma nova aquisição de alimentos, desta vez por meio de chamada pública da agricultura familiar. Os alunos serão avisados das inscrições pelos coordenadores dos cursos.

INSTITUCIONAL CÂMPUS CANOINHAS NEWS