Espaço "Relaxa Aí" migra para a internet durante a pandemia

EXTENSÃO Data de Publicação: 15 set 2020 08:45 Data de Atualização: 15 set 2020 15:40

Com a suspensão das atividades presenciais em vigor no IFSC desde março por causa da pandemia da covid-19, o espaço de integração, confraternização e educação ambiental “Relaxa Aí”, do Câmpus São José, migrou para o mundo online. Por meio do Facebook e Instagram, professores e estudantes do curso de licenciatura em Química divulgam dicas para uma boa saúde física e mental, informações e eventos. Nos próximos meses, a ideia é ir além e, também com adaptação para o online, realizar oficinas para estudantes de escolas da Grande Florianópolis.

Essa ação estava prevista no projeto de extensão “Espaço ‘Relaxa Aí’: Educação Ambiental na Comunidade Interna e Externa do IFSC”, que previa atividades a partir de 15 de março deste ano, como a realização de oficinas e minicursos para estudantes de escolas públicas da região. Porém, dois dias depois entraram em vigor as primeiras medidas para promover o distanciamento e o isolamento social como estratégia de combate à covid-19 em Santa Catarina, o que incluiu a suspensão das atividades presenciais em instituições de ensino de todo o estado.

O jeito encontrado pela equipe executora do projeto de extensão foi adaptar a ideia para a internet. Com isso, oficinas online sobre a construção de terrários (pequenos jardins montados dentro de um recipiente, geralmente de vidro ou cerâmica) serão realizadas em outubro e novembro.

Reforma

Paralelamente à divulgação de informações em redes sociais e às oficinas, no período sem aulas presenciais a equipe do projeto e a direção do câmpus estão promovendo reformulações no espaço físico do Relaxa Aí, localizado no segundo piso do câmpus - outra ação prevista no projeto de extensão. Construído com materiais reutilizados, alguns do próprio IFSC, o espaço precisa de manutenção e cuidados periódicos para continuar inserido no cotidiano da comunidade do Câmpus São José, como escreveram os autores do projeto de extensão.

“Percebeu-se que não é possível deixar os puffs, pallets, sofás, almofadas, redes, armário coletivo, composteira, livros para trocas, plantas, painéis de divulgação sem acompanhamento e projetos que estimulem a construção, difusão e manutenção de práticas de educação ambiental”, dizem.

As primeira mudança foi a reforma dos pufes, que passam a ter material mais resistente e que possibilita a higienização. Estão previstos também pintura do teto, mudança do piso e a colocação de refletores, projetor, tela para projeção e tótens. “A ideia é que o espaço seja para os estudantes relaxarem, mas também seja uma ‘sala de aula aberta”, explica a professora Paula Alves de Aguiar. Os recursos para reforma do espaço são oriundos do projeto de extensão e da administração do câmpus.

O Relaxa Aí surgiu em 2018, resultado do projeto criativo ecoformador “Pertencimento, identidade e os resíduos do IFSC-SJ”, como um espaço de interação da comunidade interna e externa. Na época, estudantes do curso de especialização em Educação Ambiental com Ênfase na Formação de Professores observaram que o câmpus tinha uma quantidade significativa de entulhos e não possuía um espaço para descanso e integração.

Saiba mais sobre o Relaxa Aí nas páginas do projeto no Facebook e Instagram e nesta reportagem em vídeo produzida pelo IFSC.

EXTENSÃO CÂMPUS SÃO JOSÉ