O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais está com inscrições abertas

EVENTOS Data de Publicação: 15 set 2020 12:49 Data de Atualização: 15 set 2020 13:01

A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif) é uma competição de matemática direcionada para alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira. A Omif será realizada em duas etapas como de costume, porém apenas na 1ª fase, em 25 de outubro, ocorrerá uma prova online. A 2ª fase, agendada para os dias 20, 21 e 22 de novembro, será constituída por um evento online com palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais, entre outras ações, através dos veículos de comunicação como o Youtube e o Meet. Excepcionalmente, em 2020, devido à pandemia do Covid-19, a Omif será realizada totalmente online. A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais, que está na sua 3ª edição, surgiu a partir da parceria entre o  IFSuldeminas (Câmpus Muzambinho) e o IFRN (Câmpus Natal-Central), com o objetivo de fazer a Omif como projeto comunitário e de extensão da Rede Federal. 

A inscrição, que é gratuita, deverá ser feita, unicamente, por meio da escola, a qual designará um professor como responsável pela olimpíada (professor-coordenador local da Omif). O responsável pela olimpíada deverá preencher a ficha de inscrição que será disponibilizada no site da olimpíada, por meio de endereço eletrônico. As inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 10 de outubro. 

Primeira fase

O link da prova da 1ª fase será enviado por e-mail para o coordenador local no dia 25 de outubro de 2020. O coordenador local será responsável por enviar o link para seus respectivos alunos e possibilitar, na medida do possível, que seus alunos consigam fazer a prova no período estipulado, das 14h às 20h. 

Cada aluno terá uma única nota, referente à pontuação obtida na 1ª fase. Os alunos que participarem da 1ª fase serão ranqueados conforme suas notas, e serão concedidos certificados em formato digital referentes à premiação de medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa. Os resultados serão divulgados no evento da 2ª fase. 

O edital para a seleção das atividades que integrarão o evento online da 2ª fase, que acontece de 20 a 22 de novembro, já está publicado. Veja aqui.  

A proposta do projeto de extensão é estimular os alunos do ensino técnico integrado ao nível médiodas instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira e de outras escolas do exterior o interesse pela matemática, suprir déficits no aprendizado do ensino fundamental, melhorar o desempenho dos mesmos na escola e promover a interação de culturas diversas, aproximando alunos de países diferentes com um propósito comum: aprender a gostar da matemática.

O projeto nasce no "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa", uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo”. O projeto faz parte dos eventos comemorativos dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros.

O regulamento traz todas as informações e contatos podem ser feitos pelo email omif@ifsuldeminas.edu.br

Edição 2019

Em 2019, a 2ª fase da Omif foi realizada no IFFluminense - Câmpus Campos Centro nos dias 20, 21 e 22 de setembro. Participaram da segunda Omif, 230 câmpus da Rede Federal, totalizando mais de 16.300 alunos que fizeram a prova da 1ª fase. Criou-se um critério de seleção e foram selecionados pelo menos um aluno de cada câmpus participante para a 2ª fase. Desse modo, foram convidados 320 alunos para o evento, dos quais estiveram presentes 229 alunos e mais 92 professores. 

Estudantes dos câmpus Chapecó, Florianópolis, Joinville, São Carlos e Xanxerê representaram o IFSC na segunda fase da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais do ano passado

EVENTOS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.