Alunos da Engenharia Civil do Câmpus Florianópolis vencem o concurso "Concreto: quem sabe, faz ao vivo"

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 30 nov 2017 13:34 Data de Atualização: 27 out 2020 13:40

A equipe composta pelos alunos Guilherme Cardoso Hickel, Murilo de Souza Nunes e Thiago Guesser Corrêa, do curso de Engenharia Civil do Câmpus Florianópolis, venceu o concurso Concreto: quem sabe, faz ao vivo, promovido pelo Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto). A competição fez parte do 59° Congresso Brasileiro do Concreto, realizado entre os dias 31 de outubro e 03 de novembro na cidade de Bento Gonçalves.

A competição previa a preparação de um corpo de prova cilíndrico de concreto autoadensável de dimensões 10cm diâmetro x 20cm altura num período de 40 minutos. O critério para definição dos vencedores era a criação de um material de maior resistência com o menor preço possível. O Técnico de Laboratório, Rafael Andrade de Souza, acompanhou os estudantes no evento e destacou a capacidade técnica e a organização deles por conseguirem realizar todas as tarefas exigidas pela organização da competição em tempo exíguo e com uma equipe bastante reduzida com relação as demais participantes. “Foi muito interessante ver que tudo o que eles aprenderam no laboratório conseguiram colocar em prática. O que esses alunos fizeram, poucas pessoas, inclusive já formadas na área, conseguiriam fazer. Estão de parabéns”.

Os alunos do IFSC Câmpus Florianópolis disputaram com outras 22 equipes (totalizando 128 estudantes) Concreto 2de universidades públicas e privadas de todo o país e receberam uma premiação no valor de R$ 3.000,00 pela primeira colocação no evento. Guilherme Cardoso Hickel ressaltou a importância da preparação que receberam antes do concurso. “Essa vitória mostrou que o nosso corpo técnico é bastante capacitado e nos preparou muito bem para a competição”. Os estudantes que constituíram a equipe do câmpus adquiriram os conhecimentos técnicos necessários para a participação na competição ao cursarem a disciplina Concretos Especiais, optativa da Engenharia Civil. O professor da unidade curricular, Alexandre Lima de Oliveira, destacou o sensível aumento na demanda para realização da disciplina após o anúncio da vitória no concurso Concreto: quem sabe, faz ao vivo. “Temos cerca de 20 vagas e mais de 40 interessados em realizar a disciplina no próximo semestre. Estamos inclusive estudando a possibilidade de ofertá-la nos dois semestres de 2018”.

Com a experiência e os conhecimentos adquiridos, os membros da equipe pretendem agora desenvolver um aplicativo para celular para dosagem de concreto autoadensável, que possibilitará definir a proporção entre materiais com baixo custo e elevado desempenho.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS