Estudantes do Câmpus Joinville se classificam para etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

ENSINO Data de Publicação: 27 out 2020 14:50 Data de Atualização: 20 abr 2021 19:51

Foram dois meses de preparação, inúmeros testes e muitas estratégias planejadas, mas valeu a pena. Os estudantes Enthony Antunes Negrello, Alex Vianna Rieger, Kauan da Silva e Ghabriel Rohden dos Santos, do sexto módulo do curso técnico integrado em Eletroeletrônica do Câmpus Joinville, estão classificados para a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) - Modalidade Prática, que acontece de 10 a 14 de novembro, de forma virtual.

Na etapa estadual, disputada na última quinta-feira (22), a equipe Pingu ficou em segundo lugar na competição, que também aconteceu de forma virtual. Além da equipe do Câmpus Joinville, outras duas equipes vão representar Santa Catarina na competição final: Robotron e Baiobots, do Câmpus Criciúma do IFSC, que ficaram em primeiro e terceiro lugares, respectivamente.

“Duas semanas antes da competição, eles definiram o modelo de robô e a estratégia de resgate. E, então, ficaram aperfeiçoando em diferentes arenas e em diferentes condições de iluminação, para encontrar falhas na programação e corrigi-las”, conta o professor Rafael Gomes Faust, responsável pela orientação da equipe.

Na prática, as equipes precisam desenvolver um robô para cumprir uma tarefa difícil: resgatar vítimas sem interferência humana, em um ambiente hostil, muito perigoso para as pessoas.  “A disputa aconteceu em três rodadas, através do sistema sBotics. Cada arena tinha cinco minutos para ser concluída e o trajeto, as condições de iluminação e o número de ‘vítimas’ mudavam a cada rodada”, explica professor Rafael. A classificação geral foi feita com a soma das duas melhores pontuações de cada equipe.

Na próxima fase, o formato da arena e as dificuldades do traçado serão diferentes da etapa regional, mas professor Rafael está otimista. “Os quatro alunos são excepcionais e gostam muito dessa área de robótica, provavelmente também irão bem na etapa nacional, pois estão fazendo o que gostam.”

Originalmente, a equipe Pingu foi formada em 2019, quando os alunos ainda estavam no 3º módulo, para participação no 2º Torneio de Robótica LEGO, que aconteceu durante o 8º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepei) do IFSC, realizado de 30 de julho a 1 de agosto, em Chapecó. Logo depois da estreia, ainda em agosto do ano passado, em Jaraguá do Sul, a equipe participou pela primeira vez da OBR, ficando entre as dez mais bem colocadas na competição estadual.

ENSINO EVENTOS CÂMPUS JOINVILLE NEWS