O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto que transforma vinho em álcool 70º passa também a produzir sabonete e sabão para comunidade serrana

EXTENSÃO Data de Publicação: 22 set 2020 12:30 Data de Atualização: 22 set 2020 12:54

Após seis meses de pandemia do Coronavírus, a recomendação de saúde que ainda segue é a higienização. O distanciamento social vem sendo flexibilizado conforme a realidade de cada região e município. A higienização, que deve ser feita com a lavagem das mãos e o uso de álcool em gel 70º GL, contou neste último quesito com o conhecimento especializado de um grupo de professores do Câmpus Urupema e o engajamento da parceira Vinícola Abreu Garcia para a produção desse item higiênico e preventivo a partir da destilação e retificação de vinho. A essa iniciativa somam-se a fabricação de sabonetes, já em andamento, e sabão de álcool, a partir do próximo mês.

“Serão distribuídos para a comunidade, no posto de saúde, nas escolas. O grupo está pensando em ações de extensão para fazer a distribuição”, destaca o professor de matemática, Geovani Raulino, autor da iniciativa, sobre a destinação de todos os itens produzidos. “Além da escassez no mercado de produtos à base de álcool-gel, observou-se uma elevação do preço deste produto. Com isso, uma terceira situação nos chamou atenção: muitas pessoas no Brasil não têm acesso a produtos de higiene; na verdade, muitas pessoas sequer têm acesso à água”, argumenta o professor que atua nos cursos superiores, Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Viticultura e Enologia, e no curso técnico em Administração e nos cursos de Educação de Jovens e Adultos do IFSC. Segundo ele, serão produzidos aproximadamente 550L de álcool, com os 3.200 litros de vinho que foram arrecadados nos últimos meses.

A doação aconteceu tanto por parte da parceira Vinícola Abreu Garcia, de Campo Belo do Sul, quanto das apreensões da Receita Federal. O vinho recebido da empresa privada, 2.500 litros, foi transportado graças à colaboração do Corpo de Bombeiros do 5º Batalhão da Brigada Militar de Lages, representado pelo Cabo Arnito Lopes, que conduziu o caminhão-pipa. “A causa é nobre e voltada a população de maneira geral”, coloca o Major Muniz. O cantineiro, Fábio Junior Moraes e a líder de Produção, Dilcéia da Silva, da Vinícola, auxiliaram a equipe do projeto em todas as tratativas até o momento da acomodação do produto no transporte.

A coleta do vinho descartado pela Delegacia da Receita Federal, cerca de 600 litros, aconteceu no mês de julho. O projeto ainda conta com 100 litros que já estão no laboratório para produção.

O proprietário da empresa, Ernani Abreu Garcia, destaca a importância da iniciativa:

 

Mais produtos

Os sabonetes são produtos de base glicerinada e que levarão extratos essenciais de plantas cultivadas ou nativas da região, como a goiaba-serrana, para os serviços de saúde pública municipal de Urupema e municípios da região da Serra Catarinense e para a população de baixa renda desses municípios.

Para Geovani, os diferenciais dessa proposta em relação a outras iniciativas existentes são o engajamento da comunidade local e da sociedade civil na doação de insumos (óleo e banha para a produção de sabão), sustentabilidade (ação de utilização dos subprodutos da uva, do vinho e de outras matérias-primas alimentícias aptas à produção de álcool por destilação) e articulação com os órgãos municipais. “Toda essa etapa tem à frente a Comissão de Sustentabilidade do Câmpus Urupema que fortalece as ações já preconizadas pela administração do município na separação dos resíduos e rejeitos e no descarte adequado de lixo, incluídas as gorduras”, ressalta Raulino.

Na prática

O Câmpus Urupema possui cursos na área de tecnologia de vinhos e de outras bebidas alcoólicas (curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, curso Técnico em Viticultura e Enologia, e curso de pós-graduação Especialização em Tecnologia de Bebidas Alcoólicas e para o próximo ano Mestrado em Viticultura e Enologia), como cervejas e destilados. Essas produções são decorrentes do processamento de frutas como a uva e de outras cultivadas em grande escala na região, como a maçã, ou nativas e de grande impacto para os agricultores da região, como a goiaba-serrana e o pinhão.

Ele afirma que o processo de produção de álcool é simples. “O álcool é resultado do processo de fermentação alcoólica a partir do consumo de açúcares simples por microrganismos de vida simples, as leveduras. É através desse processo que se obtêm bebidas como a cerveja, o vinho e o hidromel, entre outros tantos fermentados de frutas. A destilação é uma operação em que o produto fermentado é aquecido, e as frações mais voláteis vão sendo evaporadas à medida que atingem a temperatura de evaporação. Nessa operação, os álcoois são arrastados do fermentado e, depois, condensados para serem coletados. Operações de destilação em sequência vão fracionando os diferentes álcoois, numa etapa a qual se denomina purificação. A retificação, que sucede a purificação, é a operação de acréscimo de água ao álcool, ajustando a concentração da solução na graduação que corresponde àquela que têm efeito de sanitização, ou seja, a graduação de 70 °GL”, explica Geovani.

Ele esclarece que a partir da obtenção do álcool, podem ser elaborados o gel alcoólico, com o acréscimo do polímero que gelifica o álcool e o coloca numa forma mais segura para a sua distribuição como produto de limpeza e de higiene. “Também com o álcool purificado, a adição de uma base forte de gordura e açúcar faremos sabão. Já os sabonetes serão elaborados a partir de base glicerinada, que tem poder hidratante, e a ela serão incluídas essências e extratos de plantas nativas da região, como a goiaba-serrana, que tem comprovadas propriedades antimicrobianas”, acrescenta o professor.

Ainda integram o projeto a professora Mariana de Vasconcellos Dullius, docente da área de Enologia, como coordenadora adjunta. Compõem a equipe de colaboradores servidores de diversas áreas do câmpus: professores Éder Daniel Corvalão, Giliani Veloso Sartori, Janice Regina Gmach Bortoli, Letícia Tramontini, Marcos Roberto Dobler Stroschein, Mariana Ferreira Sanches, Raquel Franciscatti dos Reis, e Jailson de Jesus; e os técnicos Giovani Furini, Lilian Back, Luiz Alberto Silva Stefanski, e Samuel da Silva Machado. Devido à situação (distanciamento social) que nos encontramos ainda não tem alunos na proposta. “Eles serão incluídos conforme formos fazendo essas ações vinculadas ao projeto”, coloca Raulino.

EXTENSÃO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.