Projeto do Câmpus Lages integra publicação internacional do Conif sobre ações de combate à pandemia

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 25 set 2020 14:11 Data de Atualização: 25 set 2020 14:22

A aplicação “Visualização e Análise de Dados da Covid-19”, desenvolvida por pesquisadores do Câmpus Lages do IFSC, é uma das ações destacadas no livro digital lançado nesta quarta-feira (23 de setembro) pela Essentia Editora, do Instituto Federal Fluminense (IFF). A iniciativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) destaca 41 trabalhos realizados pelos Institutos Federais, Cefets e Colégio Pedro II voltados ao combate e compreensão da pandemia.

O trabalho do Câmpus Lages é liderado pelos professores Carlos Andrés Ferrero e André Salvaro Furtado, do Grupo de Pesquisa em Análise Inteligente de Dados. As informações são organizadas a partir dos registros oficiais dos órgãos internacionais e nacionais de saúde, como as secretarias estaduais da área e o Centro de Pesquisa do Coronavírus da Johns Hopkins University. No livro digital, o projeto é apresentado por meio de uma tradução da notícia publicada no Portal do IFSC em abril.

Editado em inglês, o livro digital é voltado à comunidade internacional que mantém algum tipo de relação com a Rede Federal, como explica o Coordenador da Câmara de Relações Internacionais do Conif, Jefferson Manhães de Azevedo. “O Conif partilha do entendimento de que a conjunção de esforços entre as nações é necessária para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Apresentar à comunidade internacional a atuação da Rede Federal neste cenário tem como objetivo central ratificar esse sentimento e evidenciar o trabalho árduo de gestores, professores, técnicos, servidores, estudantes e pesquisadores”, destaca.

“O e-book evidencia as ações de colaboração, inovação e ciência que a Rede implementou nos últimos meses e que queremos desenvolver junto aos parceiros. A data para o lançamento não poderia ser mais propícia, levando em consideração o histórico da nossa Rede”, destaca Ana Carolina Oliveira, assessora internacional do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A publicação está disponível para leitura e download no site da Essentia Editora.

INSTITUCIONAL NEWS