Câmpus do IFSC realizam edição sul-catarinense da SNCT

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 30 set 2020 08:21 Data de Atualização: 20 abr 2021 20:42

Os câmpus Garopaba, Tubarão, Criciúma e Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizarão, de 19 a 23 de outubro, uma edição conjunta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O tema deste ano é “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. Todas as atividades serão realizadas de forma virtual, com participação aberta à comunidade externa.

A SNCT é promovida anualmente pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Instituições de ensino de todo o país realizam atividades com o objetivo de despertar, especialmente nos jovens, o interesse pela pesquisa e pelos temas científicos e tecnológicos.

Na região sul de Santa Catarina, os quatro câmpus do IFSC se reuniram para propor uma programação que dialoga com o interesse dos estudantes e também apresenta um panorama geral das pesquisas e tendências sobre inteligência artificial nos diferentes ramos da sociedade.

“Nossa proposta é apresentar uma visão geral do que é Inteligência Artificial e como ela atua em nossas realidades. Por isso a ideia de realizar uma programação conjunta, que seja transversal, envolvendo os alunos dos câmpus e também a comunidade”, explica o professor André Michels, coordenador da comissão organizadora.

Entre as palestras já confirmadas, estão convidados de empresas e universidades. Eles falarão sobre temas como história e aplicações da Inteligência Artificial, as questões éticas levantadas pelo tema, a economia 4.0 e os empregos do futuro, além de questões específicas como a inovação no turismo e os aspectos sócio-afetivos nos ambientes virtuais de aprendizagem.

“Não focamos apenas em palestrantes ligados ao mercado de trabalho ou apenas ligados à academia. A ideia é trazer tanto a visão acadêmica, de quem pesquisa o tema nas universidades, quanto a visão de como isso está sendo trabalhado fora da academia, nas empresas, e como a IA vai afetar profissões e mercado”, afirma o professor.

As palestras serão transmitidas ao vivo nas páginas dos câmpus no Facebook. Além da programação geral, cada câmpus realizará atividades específicas. A programação da SNCT está em construção, mas já pode ser conferida no site oficial do evento.

Estudantes do IFSC que participarem das atividades poderão solicitar certificados. As orientações serão divulgadas nos dias anteriores à Semana.

CÂMPUS ARARANGUÁ SNCT CÂMPUS TUBARÃO CÂMPUS CRICIÚMA CÂMPUS GAROPABA