O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Itajaí é um dos contemplados com laboratório IFMaker

CÂMPUS ITAJAÍ Data de Publicação: 24 set 2020 16:44 Data de Atualização: 05 out 2020 14:33

O Câmpus Itajaí é um dos 74 câmpus da rede federal de ensino que foram contemplados com um laboratório multiuso a partir do edital de nº 35/2020 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação. O IFSC já havia sido contemplado neste mesmo edital com um laboratório para o Câmpus Xanxerê e, nesta segunda etapa, em que foram analisados os projetos que haviam ficado em segundo e terceiro lugar nas chamadas internas realizadas em cada um dos institutos, o IFSC foi contemplado com um laboratório para o câmpus Florianópolis e outro para Itajaí. Nesta segunda lista de classificados, o projeto do câmpus Florianópolis ficou em 4º lugar e a do Câmpus Itajaí em 25º.  

Serão investidos R$ 82 mil para a compra de equipamentos para o laboratório que será instalado em Itajaí. O recurso será utilizado para a compra de itens como impressoras 3D, notebooks, Smart tv, kits de robótica e uma série de ferramentas. “Esse será um espaço onde as diferentes áreas de conhecimento do Câmpus irão trabalhar juntas. O laboratório será um espaço múltiplo em que iremos promover projetos que envolvam estudantes da Educação Básica, da graduação e da pós-graduação”, afirma o diretor-geral do Câmpus Itajaí, Luís Fernando Pozas. 

A chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Itajaí, Ana Elisa Schmidt, explica que um dos diferenciais do projeto é que ele foi escrito a muitas mãos e envolveu a secretaria de Promoção da Cidadania, da prefeitura de Itajaí, a prefeitura de Brusque, o projeto social “Saque essa Ideia”, que oferta aulas de tênis para crianças e adolescentes em Itajaí, e a rede pública de laboratórios de prototipagem “Ateneus de Fabricació” de Barcelona. “Nós envolvemos 15 projetos que estão sendo realizados pelo Câmpus para escrevermos a proposta. O que mobilizou todas as áreas do Câmpus. Com relação aos parceiros externos, nós iremos agora formalizar as colaborações técnicas, mas nossa proposta é utilizar o laboratório, por exemplo, para desenvolver oficinas e capacitações em conjunto com a prefeitura de Itajaí e a de Brusque.”

A proposta é também ofertar oficinas de robótica, de programação, de prototipação 3D e de desenvolvimento de aplicativos para smartphones. “Nós queremos também trabalhar para capacitar estudantes e professores da rede de ensino. Temos como proposta criar um programa de embaixadores makers que seriam estudantes da rede de ensino pública que participariam dessas oficinas e eles seriam os responsáveis por disseminar esse conhecimento em suas próprias escolas.” 

CÂMPUS ITAJAÍ ENSINO PESQUISA NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.