IFSC é um dos 15 selecionados em Chamada de apoio à implementação das Oficinas 4.0

PESQUISA Data de Publicação: 30 set 2020 08:44 Data de Atualização: 30 set 2020 08:50

Em maio passado, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou a Chamada Pública 02/2020, que visa apoio à implementação das Oficinas 4.0 em instituições da Rede Federal. Com a divulgação do resultado nessa semana, a proposta encaminhada pelo IFSC, consta como uma das 15 selecionadas em nível nacional.

A proposta do IFSC será coordenada pelo professor Sérgio Luciano Ávila, lotado no Câmpus Florianópolis, e conta com o apoio das empresas Celesc, Aqtech, Mediasoft e Lug como parceiras dos quatro projetos a serem executados, bem como do Sapiens Parque, da Secretaria Estadual de Educação e do Instituto Estadual de Educação, onde parte das oficinas serão realizadas. De acordo com o estabelecido no edital da Chamada, cada Instituto Federal da Rede poderia encaminhar uma proposta com até quatro projetos.

Os projetos a serem executados pela proposta do IFSC são gerenciamento de máquinas elétricas por meio de prognósticos de comportamento; EV-IFSC - a mobilidade elétrica urbana e a sua instrumentação para a indústria 4.0; sistema de treinamento para inspeção industrial com realidade virtual, aumentada e gamificação; e uma plataforma de monitoramento e processamento de informações para a gestão de sistemas de armazenamento de energia baseados em células de íons de Lítio.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Aílton Durigon, o fato de o IFSC ser contemplado demonstra a maturidade institucional de nossos servidores e a capacidade de captação de recursos externos que fortalecem o Instituto em sua missão. “Por meio desta proposta a ser executada estaremos nos aproximando com a comunidade e fortalecendo a formação de nossos estudantes e melhorando a nossa infraestrutura para as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão”, destaca ele.

O montante de recursos obtidos são da ordem de R$ 216.000,00 para a aquisição de equipamentos, material de consumo e bolsas de pesquisa para servidores e estudantes envolvidos.

Objetivos

O Edital 02/2020, que conta com recursos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), visa promover a imersão de estudantes da Rede Federal em atividades de formação e pesquisa aplicada, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao uso das tecnologias digitais, ao empreendedorismo e à inovação, demandadas pela Economia 4.0. A iniciativa objetiva ainda capacitar professores de instituições da Rede Federal nas metodologias das Oficinas 4.0 e de orientação de projetos de inovação tecnológica, além de estimular a aproximação entre as instituições da Rede Federal e o setor produtivo, reforçando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Oficinas 4.0

É um programa de oficinas extracurriculares, executadas em espaços de construção coletiva, por meio de aprendizagem baseada em projetos, voltadas à construção de soluções para demandas reais oriundas do setor produtivo, com o objetivo de desenvolver, em estudantes do ensino técnico, de graduação e pós-graduação, as competências e habilidades requeridas pela Economia 4.0.

A Economia 4.0, por sua vez, consiste na transformação do padrão da atividade econômica, baseada na introdução, desenvolvimento e difusão das tecnologias digitais, na automação e no uso intensivo de dados, que impacta transversalmente os três setores base da Economia.

PESQUISA NEWS