Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será de 17 a 23 de outubro, de forma virtual

EVENTOS Data de Publicação: 01 out 2020 07:59 Data de Atualização: 20 abr 2021 20:28

O Câmpus Urupema realiza de 17 a 23 de outubro a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), toda ela de maneira não presencial, digital, portanto, devido à pandemia do Covid-19. O evento, que tem o objetivo de mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científico-tecnológicas reunidas em centenas de instituições no País. Neste ano, o tema é: "Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira".

A proposta é criar uma linguagem acessível à população, que estimulem a curiosidade e motivem a comunidade acadêmica e externa a discutir as implicações sociais da Ciência e o aprofundamento de seus conhecimentos.

Agenda

A programação dessa edição traz como novidade a Mostra 3 minutos de Ciência e Tecnologia, que consiste na apresentação de vídeos de curta duração dos projetos realizados nos Câmpus Lages e Urupema. Esse evento vai acontecer de 14 a 22 de outubro. Para esse último dia (22) está reservada a Live da Mostra, atividade conjunta entre os dois câmpus envolvidos na atividade.

Ás 19h, de 19 de outubro, ocorre a palestra Inteligência Artificial e suas aplicações na Indústria 4.0, com o fundador da Aquarela Advanced Analytics, Marcos Santos. No mesmo horário (19h) do dia seguinte (20), acontece a palestra Agricultura de precisão como ferramenta de gestão na propriedade rural, com a professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Gizele Ingrid Gadotti.

A palestra Como a inteligência artificial pode auxiliar o turismo pós Covid-19 está agendada para o dia 21, às 16h. O ministrante será o professor da Universidade Federal de Sanca Catarina (UFSC), Alexandre Augusto Biz. E às 19h, a palestra será sobre Geoprocessamento: aplicações para vitivinicultura, com Rodrigo Alberti, do Observatório Nacional.

E o evento encerra dia 23, às 19h, com a palestra A inteligência artificial e suas aplicações na indústria de alimentos, com o professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Luiz Augusto da Cruz Meleiro.

Para participar

Para participar das palestras, basta preencher o formulário e fazer sua pré-inscrição. As vagas são limitadas, e as pré-inscrições devem ser realizadas anteriormente ao evento e o link dos webinários serão enviados para o e-mail cadastrado no formulário. Os webinários são gratuitos e será fornecido certificado aos participantes.

Para mais informações ou dúvidas sobre a I Mostra Virtual 3' de Ciência e Tecnologia - IFSC Câmpus Lages e Urupema, envie um email para a Coordenação de Pesquisa e Inovação do IFSC Câmpus Lages, pesquisa.lages@ifsc.edu.br ou para a Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFSC Câmpus Urupema, pesquisa.urupema@ifsc.edu.br.

Mais informações sobre as demais atividades podem ser obtidas com os organizadores da SNTC no Câmpus Urupema, através do email semananacional.urp@ifsc.edu.br

EVENTOS SNCT NEWS