Câmpus Tubarão forma primeiras turmas da área de Gestão e Negócios

CÂMPUS TUBARÃO Data de Publicação: 30 set 2020 15:35 Data de Atualização: 02 out 2020 10:45

O Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) viverá um momento especial neste sábado (3), com a formatura das duas primeiras turmas dos cursos técnicos em Administração e Logística. A solenidade conjunta acontece a partir das 19h, de forma remota, e será transmitida pelo canal do IFSC no YouTube. São as primeiras formaturas da área de Gestão e Negócios do Câmpus.

“São os primeiros formandos dos cursos técnicos do eixo de Gestão e Negócios, um marco para o Câmpus Tubarão que merece ser lembrado por toda a comunidade. Os cursos foram planejados para atender uma demanda real da sociedade, contribuindo com o desenvolvimento da região por meio da qualificação profissional, científica e tecnológica”, comemora o diretor-geral do Câmpus Tubarão, Henri Belan.

Os dois cursos são da modalidade subsequente, ou seja, voltados para quem já concluiu o ensino médio. A primeira turma do curso técnico em Administração começou no segundo semestre de 2018, com duração de três semestres. Já o curso técnico em Logística iniciou no segundo semestre de 2019, com duração de dois semestres. Em razão da pandemia, as formaturas foram suspensas temporariamente e agora retornam em formato virtual.

Inserção profissional

Formam-se 16 técnicos em Administração e 25 técnicos em Logística. De acordo com o professor Roberval Bett, coordenador dos cursos técnicos da área de Gestão e Negócios, apesar dos desafios inerentes à implantação de dois cursos, o balanço é positivo. Muitos alunos foram encaminhados para o mercado de trabalho, que tem carência de profissionais nas áreas de Logística e Administração.

“Tivemos um ótimo aproveitamento, com um grande número de formandos. O mercado tem absorvido os profissionais formados pelo Câmpus Tubarão, que souberam superar os desafios que surgiram. São dois cursos com implantação recente, ainda em contratação de professores, mas hoje estamos com o corpo docente fechado, com professores muito capacitados, que nossos alunos gostam muito”, destaca o professor.

Formando-se técnico em Logística, Elizeu Moyses, 22 anos, trabalhava no controle do estoque de medicamentos de um hospital de Tubarão e viu no curso uma oportunidade de se qualificar numa área promissora na região. “Escolhi o curso por eu ver uma necessidade no mercado e ver que tinha na nossa região um caminho onde eu poderia cresce. O curso era uma forma de melhorar meu currículo para entrar neste mercado, que é uma área que eu sempre gostei”, diz Elizeu. Através do setor de estágios do Câmpus, ele conseguiu uma vaga na Atlantis Saneamento, onde hoje trabalha na gestão da frota da empresa. “Eu vejo o IFSC como uma instituição de muita qualidade e com uma ótima estrutura. Até me surpreendi como vários professores que me deram muito apoio. Até entrei na empresa como estagiário. O próprio curso me ofereceu a oportunidade de entrar nessa área tão cedo. O IFSC foi um pontapé para a minha carreira em logística”, afirma Elizeu.

Já Graciele Sehnem possui uma marca de acessórios artesanais e, para melhor gerir seu negócio, havia feito no Câmpus um curso de qualificação profissional em Empreendedorismo. Foi ali que ela decidiu que precisava se aprofundar ainda mais na área e então se inscreveu no curso técnico em Administração. www.graciosaeco.com.br

No IFSC, Graciele teve as expectativas superadas ao se aprofundar em áreas como matemática, estratégia, organização e logística. Ainda que tenha sentido falta de mais conteúdos sobre administração financeira e informática, avalia que o curso ajudou a despertar novas ideias sobre seu próprio negócio.

“No geral o curso foi bem proveitoso, me fez ver o quanto o planejamento e a organização são importantes, me fez ter insights sobre planejamento de eventos relacionados ao meu público-alvo e ver que não consigo resolver tudo sozinha, preciso de colaboradores e aprender a delegar tarefas pra crescer”, diz a empresária.

Solenidade virtual

Os formandos do curso técnico em Administração escolheram o professor Pierry Teza como paraninfo, diretora do Câmpus quando da criação do curso, Consuelo Sielski, como patrona, e o professor Guilherme Rossi de Melo como servidor homenageado. Já os formandos do curso técnico em Logística têm a professora Tatiani Teixeira como paraninfa, a professora Roseane Teixeira como patrona e a professora Vanessa Sandrini como homenageada.

A webconferência será transmitida pelo canal do IFSC no YouTube a partir das 19h do próximo sábado (3).

CÂMPUS TUBARÃO ENSINO