Curso superior de tecnologia em Design de Moda obtém reconhecimento do MEC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 13 out 2020 08:42 Data de Atualização: 14 out 2020 15:55

O curso superior de tecnologia em Design de Moda do Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) obteve o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), a última etapa do processo de regularização do curso. A portaria 288/2020, assinada pelo secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Danilo Dupas Ribeiro, foi publicada na edição do Diário Oficial da União do dia 8 de outubro.

De acordo com a lei 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, os institutos federais têm autonomia para criar e extinguir cursos, bem como para registrar diplomas, mediante autorização do Conselho Superior da instituição. O reconhecimento por parte do Ministério da Educação é uma etapa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes.

O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição, infraestrutura e corpo docente. As informações são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. Os dados também são úteis para a sociedade, especialmente aos estudantes, como referência quanto às condições de cursos e instituições.

No ano passado, o curso de Design de Moda já havia recebido o conceito 4 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), considerado de excelência numa escala que vai de 1 a 5, e foi classificado como o oitavo melhor entre 68 cursos no país.

“É um processo muito longo, no qual precisamos fazer uma força tarefa, com a organização tanto de processos administrativos quanto da nossa infraestrutura”, relata a professora Aline Hilsendeger Pereira de Oliveira, coordenadora do curso. “A infraestrutura foi um dos pontos que fez o curso ser bem conceituado. É um curso bem completo, com vários laboratórios, sala de aula, biblioteca, além do corpo docente bastante qualificado”, afirma.

Conheça o curso

A primeira turma do curso superior de Design de Moda do Câmpus Araranguá se formou em 2018. O curso superior de tecnologia tem duração de sete semestres e seleciona 36 alunos por ano. O processo seletivo segue o calendário do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O profissional formado no curso pode atuar em diversos ramos da indústria da moda, em diferentes etapas da cadeira produtiva. O curso é dotado de uma ampla infraestrutura, que conta com laboratórios de fotografia, estamparia, costura, modelagem, desenho e computação gráfica, entre outros.

Saiba mais sobre o curso de Design de Moda no Guia de Cursos do IFSC.

INSTITUCIONAL ENSINO CÂMPUS ARARANGUÁ