Projeto integrador de Agroecologia divulga potencial das plantas alimentícias não convencionais

ENSINO Data de Publicação: 06 out 2020 13:23 Data de Atualização: 21 out 2020 18:12

Pão de ora-pro-nóbis, mousse de hibisco, peixinho da horta assado. Os alunos do segundo módulo do curso técnico em Agroecologia do Câmpus Canoinhas estão provando, literalmente, novas experiências neste período de distanciamento social. É que as plantas alimentícias não convencionais (Panc) são o tema do projeto integrador (PI) da turma.

Conforme professora Eliziane Luiza Benedetti, a ideia é divulgar informações sobre as Panc, que ainda são pouco conhecidas e, por isso, pouco utilizadas na alimentação. “São aquelas plantas que normalmente a gente não vai encontrar na feira, no mercado. Mas a gente vai encontrar muitas delas no nosso quintal, em beira de estrada, na beira da mata, terrenos baldios. A gente costuma chamar muitas delas de mato. Mas elas têm um potencial enorme para serem utilizadas como alimento. O que acontece é que a gente não tem conhecimento disso”, explica.

Como o projeto foi lançado no início do ano, enquanto as aulas ainda eram presenciais, os alunos conseguiram fazer a parte de levantamento, identificação e coleta das espécies que ocorrem nos arredores do IFSC. A intenção inicial era cultivar estas plantas na área experimental do câmpus.

Com a decretação da pandemia de Covid-19, o projeto foi adaptado para que pudesse ser realizado pelos alunos em casa. “Com as Panc que têm em casa, os alunos estão experimentando algumas receitas para divulgar, seja por vídeos caseiros ou por textos, para mostrar um pouquinho do potencial de uso dessas espécies maravilhosas que merecem ser conhecidas e fazerem parte da nossa alimentação”, reforça professora Eliziane.

Algumas receitas já estão disponíveis no canal IFSC Canoinhas no Youtube:

Peixinho da horta empanado e assado, por Daniele Kuchnir Kostulski

Mousse de hibisco, por Fernanda Waldmann

Pão de ora-pro-nóbis, por Rosemere de Andrade

Cartilha sobre Panc

Para quem quiser conhecer mais sobre as Panc, o IFSC tem uma cartilha digital com exemplos de plantas alimentícias não convencionais, lançada no ano passado pela Diretoria de Assuntos Estudantis do IFSC (DAE), como parte do Programa de Segurança Alimentar do Estudante. Clique aqui para acessar a cartilha.

ENSINO CÂMPUS CANOINHAS NEWS