Câmpus Itajaí forma o primeiro engenheiro eletricista

CÂMPUS ITAJAÍ Data de Publicação: 06 out 2020 20:01 Data de Atualização: 08 out 2020 14:35

Nelson Eduardo Nunes Duarte é o primeiro engenheiro eletricista formado pelo Câmpus Itajaí. Ele colou grau em gabinete em cerimônia realizada via webconferência no último dia 22 (clique aqui e confira o vídeo da formatura). Nelson é da primeira turma do curso e conseguiu se formar em cinco anos. “Eu sou formado no curso técnico em Eletrotécnica e no superior de Eletromecânica e fazer a engenharia era um sonho. Sou microempresário e durante todo o curso eu tive que conciliar a empresa com os estudos, esse foi o maior desafio. Porque eu tinha que gerenciar a empresa e prospectar clientes, enquanto fazia o curso. Eu consegui concluir a engenharia em cinco anos porque conseguimos realizar algumas disciplinas em outros turnos além do vespertino, onde são realizadas a maior parte das aulas.”

O agora engenheiro eletricista explica que a empresa que criou em 2005 é especializada em manutenção e instalação elétrica residencial, comercial e industrial e que o escopo de serviços oferecidos irá ser ampliado. “Enquanto engenheiro eu poderei assinar projetos e fazer o acompanhamento de obras. Além da área técnica, o curso me ajudou também a repensar os processos da minha empresa, nas aulas de Administração pude entender como cada processo complementa o outro, por exemplo, não há uma boa venda, se não houver uma boa divulgação. Eu vejo que se eu tivesse tido este conhecimento antes de abrir a empresa, teria sido mais fácil.”

Nelson foi também um dos responsáveis pela criação da empresa júnior Ampère Jr em 2019. “Com a empresa júnior nós conseguimos observar que há demandas ainda inexploradas aqui na região para soluções elétricas e que há falta de empresas para atender esse segmento.”

A formatura de Nelson é um marco também para toda a equipe do Câmpus Itajaí que trabalhou para a implementação do curso, como a coordenadora da Engenharia Elétrica, Fernanda Argoud. “Eu costumo dizer que trazer o curso para Itajaí é o meu legado para a instituição, agora eu já posso até me aposentar, que eu vou ficar muito feliz. É muito recompensador. Cada curso de bacharelado cria um mercado em volta dele e há um levantamento de a cada engenheiro formado é possível melhorar o padrão de vida de até cinco pessoas.”

Nelson é o único a se formar na sua turma, porque, por conta da pandemia, muitos estudantes não conseguiram fazer uma série de disciplinas práticas, o que atrasou o andamento do curso. A expectativa é que assim que voltarem as atividades presenciais, outros 12 estudantes também possam se formar.

CÂMPUS ITAJAÍ