Engenharia Mecânica do Câmpus Joinville promove semana acadêmica com programação virtual

ENSINO Data de Publicação: 07 out 2020 18:59 Data de Atualização: 20 abr 2021 19:52

Gerenciamento de projetos, modelagem em Phyton, possiblidades de intercâmbio e área de atuação para engenheiros mecânicos são alguns dos temas programados para a Semana Acadêmica da Engenharia Mecânica do IFSC Câmpus Joinville, de 19 a 23 de outubro, com transmissão pelo canal IFSC Joinville no YouTube. A organização é do curso e do Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica.

Poderão participar das palestras e minicursos acadêmicos dos cursos de graduação de Engenharia Mecânica, de Produção, Automotiva e Mecatrônica e de tecnologia em Fabricação Mecânica e Automação, alunos de cursos técnicos de áreas afins, professores, pesquisadores, profissionais e todos que atuam ou tenham interesse em atuar na área. Haverá emissão de certificado de participação aos interessados.

Em sua primeira edição, o evento tem como objetivos divulgar o curso de Engenharia Mecânica, promover a integração entre o IFSC, profissionais da área e a comunidade, complementar a formação acadêmica dos estudantes e debater as possibilidades de atuação tanto no campo industrial quanto no meio acadêmico. Os temas foram escolhidos a partir de pesquisa com os estudantes.

Dentre as palestras já confirmadas, está a sobre “Oportunidades da região de Joinville: setores que engenheiros mecânicos podem atuar”, com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), Christian Dihlmann. Em breve, a programação completa, com datas e horários, estará disponível para inscrições.

Também já confirmaram presença o engenheiro, pesquisador e líder técnico do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser, Marcelo Teixeira dos Santos, que vai falar sobre “Gerenciamento de projetos: desmitificando o PMBOK”; o gerente de desenvolvimento da Subsea 7 do Brasil, Ivan Carlos Pimentel da Cruz, com o tema “Modelagem em Phyton de evolução da pandemia da Covid-19”; e o professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade McMaster, do Canadá, José Mario Paiva, que vai falar sobre “Intercâmbio: programas de capacitação contínua”.

O curso

Com sua primeira turma ingressando no segundo semestre de 2016, o curso de bacharelado em Engenharia Mecânica forma profissionais de engenharia capacitados para atuar no desenvolvimento de produtos e processos, planejamento da instalação e manutenção de máquinas e sistemas, projetos de estruturas e equipamentos e outras atividades da área. A formação é voltada também ao desenvolvimento de competências para o empreendedorismo, gerenciamento de equipes de trabalho e interpretação e aplicação de legislação e normas de segurança, de saúde do trabalho e ambientais.

O curso tem 4160 horas/aula, realizadas no período noturno e dispostas em dez semestres de duração. O ingresso acontece no segundo semestre letivo pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São 40 vagas ofertadas por ingresso. Clique aqui para saber mais sobre o curso.

ENSINO EVENTOS CÂMPUS JOINVILLE NEWS