No Dia do Professor, contamos a história de docentes do IFSC formados em institutos federais

CÂMPUS ITAJAÍ Data de Publicação: 15 out 2020 10:04 Data de Atualização: 15 out 2020 10:18

Neste dia 15 de outubro, resolvemos homenagear os professores contando a história daqueles docentes do IFSC que um dia já foram estudantes de um instituto federal. O diretor-geral do Câmpus Itajaí, Luis Fernando Pozas, foi aluno da Escola Técnica Federal de São Paulo, de 1992 a 1996. Ele cursou o técnico em Telecomunicações e foi a experiência nesta área que o levou para a engenharia.  “Foi uma época maravilhosa da minha vida, tenho amigos da escola técnica até hoje e inclusive alguns são professores naquele câmpus onde estudávamos que hoje é o Instituto Federal de São Paulo. Nós saímos muito bem formados, a gente tinha estágio garantido porque as empresas gostavam muito da formação da escola técnica e isso nos deixava bastante orgulhosos já naquela época. Eu tive uma base muito boa e depois eu acabei fazendo a faculdade de engenharia porque o curso técnico me preparou e me fez ter certeza que era uma área que eu gostava e que queria continuar.”

Luis Fernando conta que voltar a sala de aula hoje como professor é também relembrar um pouco da sua própria história enquanto estudante. “Hoje em dia é um prazer dar aula. Grande parte do que eu vivi como aluno da escola técnica eu hoje vivo como professor, inclusive eu tenho uma relação muito boa com os alunos, eu acho que eu ainda vivo de uma forma até inconsciente essa relação que eu tinha como aluno.”

O professor de Mecânica do Câmpus Itajaí Cássio Aurélio Suski também foi aluno da Escola Técnica Federal. Ele cursou o técnico integrado em Mecânica, de 1991 a 1994, na Escola Técnica Federal de Santa Catarina, que hoje é o IFSC.  “Ao longo dos estudos na escola técnica realizei várias atividades práticas e estágios onde tinha como função ensinar outros alunos e assim fui tomando gosto pela área acadêmica. Hoje dar aula na instituição onde estudei é um superespecial para mim. Tenho vários amigos da época de aluno da escola técnica e o conhecimento prático adquirido, aliado ao conhecimento teórico aprofundado na graduação de engenharia,  proporcionou uma excelente formação profissional e pessoal.”

CÂMPUS ITAJAÍ