Da técnica à gestão: Semana da Engenharia Mecânica do Câmpus Joinville aborda múltiplas competências profissionais

ENSINO Data de Publicação: 15 out 2020 10:58 Data de Atualização: 20 abr 2021 19:51

Uma experiência de interdisciplinaridade no mundo da Engenharia Mecânica. Esta é a proposta da primeira edição da Semana Acadêmica da Engenharia Mecânica do IFSC Câmpus Joinville, que acontece de forma virtual de 19 a 23 de outubro. A organização é dos professores e estudantes de Engenharia Mecânica do Câmpus Joinville, com o apoio do Centro Acadêmico do curso.

Nas cinco noites de evento, serão oito palestras e três minicursos, com temas diversificados para discutir todas as competências que cabem a um engenheiro mecânico, desde habilidades técnicas, com softwares e processos, até comunicação e gestão operacional.

Para abordar os temas, foram convidados profissionais, professores e pesquisadores de vários setores. Entre os palestrantes, por exemplo, está o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), Christian Dihlmann, que fala, no dia 20, às 19h, sobre Oportunidades e áreas de atuação para engenheiros mecânicos. Confira a programação completa abaixo.

Por ser virtual, com transmissão das palestras pelo canal IFSC Joinville no YouTube e dos minicursos pelo Google Meet, o evento é aberto a estudantes de cursos de graduação de Engenharia Mecânica, de Produção, Automotiva e Mecatrônica, cursos de tecnologia em Fabricação Mecânica e Automação e cursos técnicos de áreas afins, professores, pesquisadores, profissionais e todos que atuam ou tenham interesse na área.

Para as palestras, a inscrição é opcional. Mas, para os minicursos, que serão ministrados pelos acadêmicos de Engenharia Mecânica do Câmpus Joinville, há necessidade de inscrição, pois o convite para a sala virtual será enviado por e-mail. Clique aqui para se inscrever.

Palestras:

19/10 | 19h | Gerenciamento de projetos: desmitificando o PMBOK

Palestrante: Marcelo Teixeira dos Santos - Pesquisador e líder técnico do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser

19/10 | 20h30 | Modelagem em Phyton de evolução da pandemia da Covid-19

Palestrante: Ivan Carlos Pimentel da Cruz - Gerente sênior de desenvolvimento de tecnologias Subsea 7 do Brasil

20/10 | 19h | Oportunidades e áreas de atuação para engenheiros mecânicos

Palestrante: Christian Dihlmann - Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer)

20/10 | 20h30 | Power BI: aplicações e exemplos para Engenharia Mecânica

Palestrante: Anderson de Bona Sartor - Proprietário da ABS Consultoria Empresarial

21/10 | 19h | Equipes de alta performance e gestão de pessoas

Palestrante: Eduardo Oliveira de Souza - Diretor comercial na Raster Gerenciamento de Risco

21/10 | 20h30 | Investimento, planejamento e perspectiva financeira