Mostra de Teatro Estudantil apresenta leituras dramáticas em plataforma de áudio

ENSINO Data de Publicação: 20 out 2020 21:20 Data de Atualização: 21 out 2020 11:10

É na relação entre ator e espectador que o teatro acontece. Para que os estudantes dos oitavos módulos dos cursos técnicos integrados em Eletroeletrônica e Mecânica tenham a experiência de apresentar os trabalhos desenvolvidos na unidade curricular de Arte/Teatro para um público externo, mesmo com as atividades presenciais suspensas, a Mostra de Teatro Estudantil do Câmpus Joinville deste ano será em áudio. Assim, a plataforma digital se transformou no “palco” das leituras dramáticas construídas pelos grupos.

“Com a suspensão das atividades presenciais por causa da pandemia de Covid-19, não foi possível trabalhar com o outro corporalmente, no espaço, com a luz e objetos de cena. Mas, nas atividades não presenciais, desenvolvemos o que era viável: a voz e o som. O objetivo colocado aos alunos foi o de conseguir fazer com que a plateia visualizasse a história que eles iriam contar”, explica a professora de Arte/Teatro do Câmpus Joinville, Luciana Cesconetto.

Nesta terceira edição do evento, são sete produções apresentadas: O misterioso Blackout, uma adaptação e tradução feita pelo grupo de uma história em quadrinhos elaborada nas aulas de inglês do ensino fundamental de uma das integrantes do grupo, Stefany Goulart; Cemitério sem cruzes, de Maria Adelaide Amaral; O tigre, o homem e o rato, uma fábula da Índia Oriental adaptada para o teatro por Richard Almler, e As mentiras de Margarida, de Stefany Dandara; Em alto mar, de Slawomir Mrozek; A cartomante, uma adaptação do conto homônimo de Machado de Assis; A casa de Bernarda Alba, de Frederico Garcia Lorca; e O túnel, de Dias Gomes.

Professora Luciana ressalta que a mostra é uma atividade pedagógica e que a disponibilização desses trabalhos para as comunidades interna e externa é a última etapa de um processo que começa no 7º módulo, com o estudo de textos e autores, e segue até o 8º módulo com estudos de mesa, projetos de cena, ensaios, adaptações, leituras dramáticas, avaliações entre os grupos e mostra interna.

“A mostra valoriza, dá maior sentido ao trabalho elaborado pelo aluno ao longo do ano. Porque ele não faz um trabalho de aula para ter uma nota, simplesmente, para ter um conhecimento a mais. Ele é levado a construir algo para o outro: um presente de cunho estético que pode modificar, afetar o outro. É um aprender a agir no mundo através da arte”, enfatiza.

Clique aqui para acessar a página da Mostra de Teatro Estudantil e os links para a plataforma com os áudios das leituras dramáticas.

ENSINO EVENTOS CÂMPUS JOINVILLE EXTENSÃO NEWS