Pular para o conteúdo

Notícias

Em meio a pandemia, ações de permanência e êxito dos estudantes são realizadas no Câmpus SLO

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE Data de Publicação: 16 out 2020 11:15 Data de Atualização: 16 out 2020 11:22

Com a intenção de evitar a evasão escolar, o IFSC Câmpus São Lourenço do Oeste desenvolveu um plano de permanência e êxito que prevê ações de fortalecimento do vínculo entre a instituição e os estudantes. As ações estão estruturadas em quatro eixos: pedagógico, psicológico, sociocultural e científico/tecnológico. 

Algumas das medidas previstas são oficinas, capacitações, encontros para trocas de experiências, palestras, cine-debates, gincana literária, envolvimento dos estudantes em projetos de pesquisa e extensão, entre outras. Todas as ações estão descritas no Plano, que foi aprovado pelo Colegiado do câmpus ainda no primeiro semestre para ser desenvolvido no segundo semestre de aulas. O público-alvo são os alunos dos cursos técnicos e dos cursos de qualificação profissional (Formação Inicial e Continuada - FIC).

Com a pandemia, algumas atividades foram adaptadas, como oficinas e rodas de conversa realizadas por meio de videoconferências. De acordo com a pedagoga e coordenadora do projeto Daiane Wagner, as ações têm a intenção de acolher remotamente os estudantes da instituição. As atividades são executadas de maneira intercalada no período da tarde e da noite, para que todos os estudantes possam ser contemplados. O projeto de extensão Cine-Debate IFSC também vem contribuindo para fortalecer o vínculo com os alunos.

Outras ações previstas, que não são possíveis de ser desenvolvidas no formato remoto, serão incluídas no plano do próximo ano, para serem executadas no retorno às atividades presenciais. O projeto é desenvolvido pela Comissão de Permanência e Êxito do IFSC Câmpus São Lourenço do Oeste, a qual foi instituída pela Portaria n° 18, de 9 de março de 2020.

 

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE INSTITUCIONAL